TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha uma verdade inconveniente

Por:   •  30/9/2015  •  Resenha  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Faculdade Pitágoras

Ciências Contábeis – 4º Semestre

Unidade Barreiro

Aluna:

Carolina Souza Leite

Contabilidade Social e Ambiental

 

Professora: Andreia Horta

Belo Horizonte – MG

2015

Aluna:

Carolina Souza Leite

Trabalho Parcial I

Resolução das atividades propostas APD (Assistência Pedagógica Domiciliar).

Belo Horizonte - MG

2015

Resenha “Verdade Inconveniente”

A mudanças dos fenômenos naturais vem sinalizando de que algo está acontecendo na natureza. Estamos vivenciando uma época de intensas ondas de calor em todo o mundo, de tempestades, secas e furacões cada vez mais severos. Esses fenômenos têm sido apontados como consequência da mudança do clima na terra.

No filme “Uma Verdade Inconveniente: o que devemos fazer (e saber) sobre o aquecimento global”, retrata de forma realista as consequências do aquecimento global.

Em forma de documentário é exibido informações científicas e imagens de fenômenos naturais recentes. Al Gore mostra como a temperatura da terra está aumentando e que a principal causa são as ações do homem. O tema abordado de uma forma tão realista que é capaz de sanar qualquer dúvida de que as atividades humanas exercem influências na mudança do clima. Além de nos deixar atentos com os consequentes desastres ambientais a que  estamos sujeitos, ou melhor, que já estamos vivenciando.

Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa, amplificado por respostas naturais a esta perturbação inicial, em efeitos que se autorreforçam em realimentação positiva. Esse aumento de temperatura vem ocorrendo desde meados do século XIX e deverá continuar no século XXI. Os principais gases estufa emitidos pelo homem são o dióxido de carbono e o metano, e decorrem de várias atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis, o uso de fertilizantes e o desmatamento. Esses gases atuam obstruindo a dissipação do calor terrestre no espaço.

Wikipédia

Existe várias pesquisas cientificas, e enfatizadas por Al Gore, são constantemente julgadas quanto à sua consistência. A correlação entre o aumento da temperatura e a concentração de dióxido de carbono, muitos ainda resistem em acreditar que o homem seja o principal culpado.

O efeito estufa, outros fatores internos ao sistema Sol – Terra – Atmosfera afetam o clima. Entretanto, tais fatores não bastam para explicar tanto aquecimento em tão pouco tempo.

O fato é que existe um conflito de informações, as quais devem ser tratadas de forma cautelosa. De um lado estão aqueles que afirmam que a ciência é imprecisa, que os dados são incoerentes e que ainda existem dúvidas quanto à verdadeira causa dos fenômenos ocorridos. De outro, aqueles para os quais o aquecimento global já é uma realidade. A verdade é que está cada vez mais evidente que há algo de errado acontecendo em nosso planeta: fenômenos que antes ocorriam ao longo de eras geológicas agora se sucedem no decorrer de uma geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (167.7 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com