TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: UMA VERDADE INCONVENIENTE

Por:   •  4/6/2017  •  Resenha  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TIRADENTES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

[pic 1]

ISMAEL CARVALHO FERREIRA

 

RESENHA CRÍTICA: UMA VERDADE INCOVENIENTE

Aracaju – Sergipe 2017.1


ISMAEL CARVALHO FERREIRA

 

RESENHA CRÍTICA: UMA VERDADE INCOVENIENTE

Resenha crítica apresentada como requisito parcial de avaliação da disciplina Gestão e Planejamento Ambiental, ministrada pelo Prof. Gustavo de Brito Cardoso, no primeiro semestre de 2017.

Aracaju - Sergipe 2017.1


AN INCOVENIENT TRUTH. Dirigido por Davis Guggenheim. Produzido por Lawrence Bender, Scott Burns, Laurie Lennard e Scott Z. Burns. Elenco: Albert Arnold Gore Júnior. Estados Unidos: Lawrence Bender Productions / Participant Productions, 2006. Filme (100 min), DVD, color, 35 mm.

Dirigido por Davis Guggenheim e apresentado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ambientalista Al Gore, o filme “Uma Verdade Inconveniente” relata o aquecimento global e as suas consequências. É exibido em forma de documentário e feito a partir de palestras proferidas através de Al Gore. Este possui 66 anos de idade e defende a problemática ambiental há mais de 40 anos, vencedor do prêmio ECO em 2006 no Brasil e recebeu o Nobel da Paz em 2007.

No documentário, Al Gore faz um alerta as pessoas sobre o meio ambiente, com ênfase no aquecimento global. Realizou palestras, pesquisas científicas, utilização de slides e fotografias para envolver as pessoas. Seu principal foco são as mudanças climáticas no planeta: tempestades, furacões, derretimento das geleiras do Ártico etc. Segundo ele, os responsáveis pelas mudanças climáticas são as ações do homem. Há o relato de que o aquecimento global é uma questão política e econômica já que está diretamente ligada ao desenvolvimento industrial.

O filme defende a hipótese de que o aquecimento global se deve a intensificação do efeito estufa, em consequência da grande concentração de gases como o metano, óxido nitroso e o dióxido de carbono. Estes gases são oriundos principalmente da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento. De acordo com a hipótese defendida pelo filme, o Aquecimento Global é causado pela intensificação do efeito estufa, em consequência à grande concentração de gases: dióxido de carbono, metano e o óxido nitroso.

        

Dá-se importância as catástrofes ocorridas em todo o mundo, por exemplo: o furacão Katrina nos Estados Unidos, as inundações na China, ondas de calor na Europa e o derretimento das geleiras do Monte Kilimanjaro. Desta forma, é demonstrado que esses fenômenos serão cada vez mais recorrentes e violentos. Um dos objetivos do filme é apresentar às pessoas a realidade e esclarecer que se deve fazer algo em relação ao meio ambiente. No decorrer do filme aparecem histórias pessoais de Al Gore, por exemplo, o acidente que quase causou a morte de seu filho e de sua irmã, e a sua derrota nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Isso mostra o seu interesse em voltar ao cenário político.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (66.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com