TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica : 12 Homens e uma sentença ao olhar de Jean Piaget

Por:   •  2/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha crítica : “12 homens e uma sentença” ao olhar de Jean Piaget.

O filme 12 homens e uma sentença, se inicia em uma sala com 12 jurados, cada um com uma personalidade diferente da outra, um mais calado, outro inseguro, outros falantes, outros pensativos etc. Estes 12 jurados estavam reunidos para decidir o futuro de um jovem de 18 anos suspeito de matar seu pai esfaqueado.

Os homens se reuniram em uma sala abafada, com pouca ventilação, e devido algumas evidências e testemunhos diretos de duas pessoas, já antes de discutir afirmavam a culpa do garoto.

Começaram o julgamento de uma maneira bem acelerada, impaciente, onde a única intenção era acabar logo com aquilo, mesmo se tratando da vida de uma outra pessoa, que caso fosse julgava culpada o corredor da morte seria o seu destino. As informações que os jurados tinham deste jovem garoto era que ele foi criado em uma comunidade, sem a mãe ( que faleceu) e morou um tempo em um orfanato.

não se deixando influenciar pelos estereótipos e pelo ambiente em que o jovem cresceu, achava que este caso deveria ser julgado com mais atenção por se tratar de uma vida, e afirmou que só se deve condenar alguém a pena de morte quando tiver 100% de certeza. Sendo assim, quando solicitado outras votações os jurados pouco a pouco foram revendo os fatos com um pensamento mais crítico e não mais com senso comum.

Ao final das votações apenas um jurado continuou a favor da condenação do jovem, mas ao contar a sua história com o seu filho, de uma relação que não era muito boa, e ao deixar a foto dele com seu filho cair do bolso e chorar muito, com sua última palavra sendo “ inocente”, todos puderam notar que sua opinião se tratava muito mais de algo pessoal do que realmente os fatos diziam sobre o crime.

Jean Piaget construiu uma nova ciência que nomeou de epistemologia genética e também a teoria construtivista. “ Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. Construtivismo significa a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado em nenhuma instância, como algo terminado. Antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento. Conhecer é transformar o objeto e transformar a si mesmo.”

Ao olhar do Piaget, e segundo a teoria construtivista, o debate dos 12 jurados, começou como uma coisa pronta e acabada em relação a condenação do jovem de 18 anos, porém Davis foi capaz de fazer os seus colegas construir novas opiniões, construir novos conceitos em relação a este caso de assassinato, utilizando dos mecanismos de “Assimilação e Acomodação”, ou seja, através da assimilação Davis utilizou dos conhecimentos de cada um dos seus colegas para questionar os fatos, e a acomodação para fazê-los pensar criticamente, e com novas suposições, fazendo assim, eles construírem uma nova opinião.

A Impaciência, o egoísmo, o preconceito, muitas vezes levam as pessoas a falsos conceitos. De maneira obvia não da para julgar ninguém, so analisando realmente os fatos. Quando as pautas começam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com