TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Jean Piaget

Por:   •  15/6/2016  •  Resenha  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  1.462 Visualizações

Página 1 de 2

Jean Piaget

Foi considerado dentre os autores da psicologia como um dos mais importantes, o volume de suas obras como livros e os inúmeros artigos e temas, deixou uma grande marca na educação. Piaget não era educador, mas buscou esclarecer muita coisa quando se fala em conhecimento humano. A preocupação de Piaget era responder uma única pergunta, “Como os homens constroem o conhecimento, ou seja como a criança constrói o conhecimento.

Pra entendermos como o homem usa este conhecimento, Jean Piaget esclareceu isso de forma bem clara, separando esta busca por estágios, que são eles:

Sensório-motor (0, 24 meses)

Inteligência prática, onde a criança não usa a linguagem, mas través dos objetos consegue construir seu conhecimento e mostrar sua inteligência chamada de inteligência prática, para Piaget esse período e essencial, onde a criança já tem objetividade do Universo.

Pré - operatório (02, 07 anos)

Capacidade de pensar um objeto através de outro objeto, pontos principais nesta fase:

Introdução da linguagem

Introdução a moralidade

Egocentrismo (dificuldade em perceber o ponto de vista do outro)

Operatório (07, 08)

Aplicar a sua lógica, consegue organizar o pensamento através da lógica.

Operatório formal, onde a criança usa pura hipóteses

Operatório concreto, a criança faz uso apenas em cima de objetos que ela possa manipular, ou uma situação que possa lembrar.

Piaget fez um único livro sobre a moral, ele diz que assim como o conhecimento evolui a moral tbm evolui. Piaget preocupou- se com pedagogia, porém não era pedagogo, ele apenas buscou entender como o ser humano busca conhecimento. E pelo fato de estudar a criança seu material é lido e usado pelos educadores, ele deixou um grande marco na história da educação, a teoria de Piaget pode ajudar não somente os professores mas até mesmo uma mãe na educação de seu filho ajudando a entender cada fase de forma clara.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com