TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme Freud Além da Aula

Por:   •  17/3/2019  •  Resenha  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

O filme Freud Além da Alma mostra como se deu o desenvolvimento da psicanálise. Freud no início de sua carreira médica era neurologista, o que o levou a tratar pacientes que hoje são chamados de neuróticos e psicóticos. Segundo o texto “Noções básicas da psicanálise” de Brenner (1987), Freud usava a técnica de Erb para fazer o tratamento dos pacientes com sintomas histéricos. Pouco tempo depois Freud constata que a técnica elétrica de Erb era inútil para pacientes histéricos.

Em 1885 Freud foi a Paris para estudar na clínica de Charcot, onde começou a usar a hipnose para, assim como muitos outros neurologistas, banir os sintomas dos paciente, foi nessa época em que Breuer lhe contou sobre uma paciente em que na hipnose recordou o trauma e seus sintomas passaram, isso foi muito importante para o desenvolvimento da psicanálise. Freud então começou a usar essa técnica com seus pacientes histéricos tendo resultados positivos, assim Breuer e Freud começaram a publicar artigos desse trabalho e mais tarde publicaram uma monografia sobre ele.

Freud, nessas consultas descobre o inconsciente, onde os traumas e certas memórias são barradas. O inconsciente é como um mecanismo de defesa, que não deixa ir para o consciente situações que podem traumatizar o sujeito. Por outro lado, se o trauma não for tratado pode trazer problemas e sintomas até mesmo físicos, sendo esse o caso da histeria. Sintomas histéricos é quando conflitos psíquicos são convertidos à problemas físicos. Em alguns casos mais graves podendo chegar a surdez, cegueira e até paralisia.

Freud também fala sobre o pré-consciente, um estágio entre o consciente e o inconscientemente. Nele acontece os sonhos, e os atos falhos. O pré-consciente tenta de alguma forma trazer as coisas do inconsciente para o consciente, mas de uma forma em que não irá fazer com que o sujeito crie um trauma ainda maior. Freud começa então a decifrar os sonhos dos pacientes, percebendo que o inconsciente e o pré-consciente muda como as situações realmente aconteceram.

Baseados nos casos que observou, Freud percebeu que a origem da histeria tinha ligação sexual. Na época a sexualidade era muito reprimida (principalmente para as mulheres),então o fato da pessoa desejar ou pensar em algo sexual, era considerado errado e reprimido e então isso aparecia em formas de sintomas.

O principal caso foi de Cecily Koertner (seu nome no filme) que na infância era apaixonada pelo pai e levou isso para a vida adulta e não soube lidar e acabou virando um trauma.

Então Freud chega a conclusão que a sexualidade começa no inicio da vida e que a criança não tem essa noção sexual e que ela só ira desenvolver quando for adulta,desenvolve também o conceito de libido que é a "energia afetiva que mobiliza o organismo na perseguição de seus sentidos" segundo o texto Teorias do desenvolvimento Conceitos fundamentais (1981).

Sigmund Freud chegou a conclusão que a mente as pessoas nem sempre se lembram dos traumas que lhe aconteceram, isso por causa de um mecanismo de defesa do EGO,que é a repressão e sua função segundo o texto Teorias do desenvolvimento Conceitos fundamentais (1981),seria impedir que pensamentos dolorosos ou perigosos chegue a consciência.Uma parte está no inconsciente,que mobiliza mecanismo inconscientes que não serão percebidos pela pessoa e o evento dolorosos também não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com