TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Mauá, O Imperador e o Rei

Por:   •  10/9/2018  •  Resenha  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  1.664 Visualizações

Página 1 de 3

O filme, “Mauá, O Imperador e o Rei” de 1999, com direção de Sérgio Rezende, relata a trajetória de Irineu Evangelista de Souza, mais conhecido como Barão de Mauá. Nascido no Rio Grande do Sul, o elenco: Paulo Betti (Irineu Evangelista de Sousa), Malu Mader (Maria Joaquina de Sousa/May), Othon Bastos (Visconde de Feitosa), Antonio Pitanga (Valentim), Rodrigo Penna (imperador Dom Pedro II), Michael Byrne (Richard Carruthers).

A historia do barão de Maua começa em 1819, com a morte de seu pai, após 2 anos ele vai com seu tio para o rio de janeiro, onde no filme mostra bem a escravidão, o Irineu começa a trabalhar com o Pereira, após um tempo ele passa a ser o guarda livro da firma (seria como um contador hoje), Irineu compra ações do banco do Brasil, com a esperança que elas valorizem, Irineu consegue negociar as divida do senhor pereira, Queiros ao pagar suas dividas ao pereira se mata na frendo do Irineu, Irineu começa a estudar inglês, para trabalhar com um britânico, senhor Carruthers, lá ele fala que só existe uma língua e uma moeda o inglês e a libra, Irineu liberta o Valentim que era um escravo, oferecendo um salario, mas o proibindo de tomar cachaça, Irineu consegue vender suas ações do banco do brasil que foram resgatados, o Conde Bonifacio, pergunta de Irineu fosse Deus o que ele daria ao Brasil, ele falo ferro, carvão, industrias, para prosperar, Irineu entra para a Maçonaria.

Quando Irineu fica mais velho manda buscar sua mãe e sua sobrinha para vir morar no rio de janeiro, Irineu viaja para a Inglaterra, lá ele observa as indústrias, quando volta para o Brasil pede sua sobrinha em casamento, ele liquida a empresa de comercio para mudar para a indústria.

Irineu compra a ponta de areia no rio foram desenvolvidas várias atividades, como fundição de ferro e bronze e construção naval. No campo dos serviços Mauá foi responsável pela produção de navios a vapor, estradas de ferro comunicações telegráficas. Mauá criou o novo Banco do Brasil. Essas iniciativas modernizadoras encontravam eram mau vistas muitos queriam a manutenção da estrutura colonial agroexportadora e escravista e na concorrência com empreendimentos estrangeiros, principalmente britânicos, Mauá queria formar um império que durasse séculos. Porem um incêndio na indústria da ponta da areia, Mauá fala que o incêndio foi criminoso causado pelos ingleses, a libra estava alta 30 libras por 1000 reis, ele manda anunciar que vai vender a libra mais barata.

Irineu começa a falir, com sua postura liberal em defesa da abolição da escravidão e sua atitude contrária à Guerra do Paraguai, acabam o isolando ainda mais suas empresas não valiam muita coisa, com a proibição da entrada dos navios de fora do país, à empresa faliu.

Suas ideias e o agravamento da instabilidade política acabaram tornando o Barão de Mauá, Toda essa revolta, acabou falindo o Banco Mauá, ele foi obrigado a vender a maior parte das suas empresas e alguns de seus bens pessoais para saldar as suas dívidas.

Irineu vai ver o Valentin que estava muito doente eles comentam que deu tudo errado, Valentim fala que nunca tinha voltado a beber após a promessa e fala para Irineu que seu desejo era tomar beber antes da morte, ele vai ver o rei e fala que ele não queria o poder, diz que quem mais perdeu foi o Brasil, Irineu acabou voltando para o Rio Grande do Sul a cavalo para Reconstruir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com