TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Ética Vasquez

Dissertações: Resenha Ética Vasquez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  1.335 Visualizações

Página 1 de 5

Capítulo 1

1. Objeto da Ética

1.1. Problemas morais e problemas éticos

Nesse tópico o autor deixa claro a diferença entre os problemas morais e os problemas éticos. No entanto, apesar das diferenças um problema ético não exclui um problema moral, e vice-versa.

De acordo com o autor, os indivíduos têm a necessidade de regrar o seu comportamento por normas, julgando-as corretas ou não, dignas de serem seguidas ou não. A conscientização dessas normas se dá pelo fato dos indivíduos atribuírem valores a determinados atos, ou seja, as normas são estabelecidas a partir de fatores axiológicos a um fato ou conduta, fazendo assim com que os indivíduos ajam moral ou imoralmente.

O autor conceitualiza os problemas morais como os problemas práticos (“prático-moral”), ou seja, aqueles que recorrem as normas para resolvê-los.

Já os problemas éticos são os problemas gerais de caráter teórico, isto é, definir o que é bom, por exemplo, não é um problema moral e sim ético. No entanto esta investigação teórica não deixa de ter consequências práticas, pois, por exemplo, ao definir o que é bom, se está traçando um caminho geral a ser seguido. Em outras palavras, os problemas éticos influenciam a conduta dos indivíduos, ou seja, influenciam os problemas morais.

1.2. O campo da Ética

A partir do que é exposto pelo autor, a função fundamental da ética é esclarecer, investigar ou explicar um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens. A ética estuda então, uma forma de comportamento humano que os homens julgam valioso e, além disto, obrigatório.

De acordo com o autor, o valor da ética como teoria está naquilo que explica, e não no fato de prescrever ou recomendar qual conduta seguir em situações concretas, ou seja, aquele que estuda a ética não é um legislador da conduta humana mas sim, pode contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral.

Diferentemente dos excessos normativistas das éticas tradicionais, procurou-se nos últimos tempos utilizar da ética para abordar questões como a definição do bom, a essência da moral, o fundamento da consciência moral, etc.

1.3. Definição da Ética

Nas palavras do autor, a ética “procura determinar a essência da moral, sua origem, as condições objetivas e subjetivas do ato moral, as fontes da avaliação moral, a natureza e a função dos juízos morais, os critérios de justificação destes juízos e o prin¬cípio que rege a mudança e a sucessão de diferentes sistemas morais”, ou seja, a ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, ela corresponde à uma abordagem científica dos problemas morais. Entretanto, não é a ética que estabelece os princípios, normas ou regras morais numa sociedade, logo, não cabe a ética criar a moral.

Como ciência a ética parte de certos tipos de fatos visando descobrir-lhes os princípios gerais, as essências gerais.

Segundo o autor, o mundo natural é o objeto da ética enquanto ciência. Objeto este, constituído por alguns tipos de atos humanos: os atos conscientes e voluntários dos indivíduos que afetam outros indivíduos.

Para entender melhor a diferença entre ética e moral o autor expõe os sentidos etimológicos dessas palavras. Moral vem do latim mos ou mores, “costume” ou “costumes”, respectivamente, no sentido de conjunto de normas ou regras adquiridas por hábito, ou seja, é o comportamento adquirido ou modo de ser conquistado pelo homem. Já ética, vem do grego ethos, que significa “modo de ser” ou “caráter” enquanto forma de vida também adquirida ou conquistada pelo homem. Assim tanto ethos como mos correspondem a uma disposição natural, mas que é adquirido ou conquistado por hábito.

Capítulo 2

2. Moral e História

Nesse capítulo, o autor aborda temas como o conceito de moral, a história e a origem da moral e também o progresso da moral no decorrer da história.

Quanto a origem da moral o autor cita algumas fontes da moral, especificamente três fontes: Deus, Natureza e Homem.

A Moral que tem Deus como fonte, são as normas que derivam de um poder divino, os mandamentos constituem os princípios e as normas morais e fundamentais.

Já a ideia da Natureza como fonte, nos arremeta a ideia de que a conduta moral do homem é um aspecto da conduta natural, da conduta biológica.

Quanto a moral com o Homem como fonte, é a moral que permanece e dura através das mudanças históricas e sociais. Isso se dá pois a partir desse conceito, esse homem é dotado de uma essência eterna e imutável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com