TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenhas

Trabalho Universitário: Resenhas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2013  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE IESC III – PROJETO CIDADÃO MIRIM DO (2ºBPM)

O Projeto Cidadão Mirim é um projeto desenvolvido pela Policia Militar do Estado do Amapá, que consiste em consiste em selecionam adolescentes de vários bairros, que tenham interesse, mantendo-os ocupados com atividades como: Palestras educativas, prática desportiva, aulas pedagógicas, religião, cursos profissionalizantes, noções de vida militar, etc...

No dia 30 de Outubro de 2012, iniciamos o IESC III no projeto Cidadão Mirim. Localizado na BR-210, bairro Infraero I, na capital Macapá-Ap, atendendo adolescentes da Zona Norte de Macapá, o mesmo funciona de segunda à sexta, sendo que de segunda a quinta o projeto funciona no 2º Batalhão da Polícia Militar (2ªBPM), nos horários de 7:30hs às 11:30hs, com atividades físicas, palestras e aulas de canto, e na sexta-feira não há atividades com as crianças, porém, é realizado uma reunião entre os instrutores para discutir e organizar o plano para a semana seguinte, colocando em pauta os trabalhos desenvolvidos na semana que se passou, colocando os pontos positivos e negativos do desenvolvimento para a melhoria do projeto. Fomos recepcionados pelo Soldado (SD) Cerqueira Instrutor do projeto, que atende crianças de áreas de risco, com faixa etária de 12 a 15 anos, hoje o Cidadão Mirim do 2º Batalhão está com 29 adolescentes. Após o SC Cerqueira explicar para nosso grupo como funcionava o projeto pediu que logo que fizéssemos algumas brincadeiras para os alunos, as observações foram feitas pelo grupo nos horários de 7:30hs às 9:30:hs, logo após intervimos com brincadeiras diversificadas para os alunos.

O Projeto Cidadão Mirim (P.C.M.) visa o desenvolvimento da cidadania através das várias atividades desenvolvidas, desta forma busca-se como resultado final a formação cidadã. O CIDADÃO MIRIM constitui um programa de caráter preventivo executado pela Polícia do Estado do Amapá através da Diretoria de Ação Social, que prioriza o atendimento àquelas crianças e adolescentes de famílias carentes, sem renda fixa, na maioria das vezes autônoma, e trabalha com atividades sociais, cívicas, culturais, esportivas e de lazer. O Projeto atende vários municípios do estado dando oportunidade a vários adolescentes de terem uma vida digna como verdadeiros cidadãos.

INFRAESTRUTURA

A estrutura física do 2º Batalhão da Policia Militar (2BPM), e composta de 2 quadras, uma quadra de futebol de salão e outra para pratica de futebol de areia, tendo também 1 área para pratica do futebol de campo, nesse campo possui uma arquibancada de madeira com uma cobertura e 1 pista de atletismo, há um refeitório com uma cozinha, um banheiro e um salão, contendo uma mesa grande de madeira, 36 carteiras e 8 bancos grandes de madeira e um auditório.

A estrutura administrativa do Projeto está subordinada a Direção de Ação Social da Policia Militar do Amapá. Os Policiais Militares encarregados da Coordenação do programa CIDADÃO MIRIM integram o efetivo da Diretoria de Ação Social, os demais Instrutores integram o efetivo de suas Unidades de origem, à disposição da Diretoria de Ação Social para fins de emprego, no 2º Batalhão (2BPM), a um instrutor e um coordenador.

Na estrutura pedagógica do Projeto Cidadão Mirim é passado para o instrutor uma proposta curricular que é dividida desta forma;

1º Eixo: Prevenção ao uso de Drogas - Conceito, Influencia, Principais Consequências, Como Evitar as Drogas.

2º Eixo: Higiene e Saúde - Higiene, Saúde

3º Eixo: Educação para o Transito – Educação para o Transito, Conceito, O Pedestre e o Transito, Duas Rodas, Considerando outros Aspectos.

4º Eixo: Educação Ambiental – Educação Ambiental, O Meio Ambiente: Nacional, Regional e local, Problemas Ambientais, Desenvolvimento Sustentável, Uma Palavra sobre Reciclagem.

4º Eixo: Ética e Cidadania – Cultura e Diversidade, Direitos Humanos e o O.C.A.

5º Eixo: Atividades Marciais.

Os alunos são avaliados no projeto nos seguintes quesitos; Participação nas atividades, Frequência, Apresentação Pessoal, Relacionamento com os Colegas e Relacionamento com o Instrutor. Em cada quesito desse leva-se em consideração alguns pontos exigidos pelos instrutores do Projeto, na participação das atividades e avaliado o comportamento do aluno, participação, interação, disciplina e execução das atividades é todas as regras exigidas no núcleo, na frequência e analisado a assiduidade e pontualidade, na apresentação pessoal e exigido cuidados com o uniforme e higiene pessoal, relacionamento com os colegas exigi-se respeito, tratamento e cordialidade e no relacionamento com o instrutor é exigido respeito, cordialidade e obediência. A cada quesito o aluno recebe uma nota através destes conceitos: INSUFICIENTE ( 0,0 ), REGULAR( 0,5 ), BOM ( 1,0 ), MUITO BOM ( 1,5 ) E ÓTIMO ( 2,0 ). O conceito final e dado conforme a somatória dos cincos itens analisados obedecendo à relação Ponto-Conceito conforme acima descrito, o aluno que não alcançar a nota mínima aceita pelo instrutor do Projeto não recebe o certificado no fim do ano. Como em todos os setores da polícia, o projeto também funciona com um modelo hierárquico, seguindo regras e horários, quando os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com