TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social e Meio Ambiente RSMA

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

• Introdução

Empregos verdes pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) somente é considerado trabalho verde os formal, aquele que proporciona as organizações ou empresas o exercício de suas atividades, aqueles empregos que contribui para um ambiente ecologicamente correto, que não causa nenhum impacto ambiental que contribui positivamente para a sustentabilidade.

Os principais setores de empregos verdes são da agricultura industrial, construção cível e de serviços enfim todos os empregos formal que contribui pela sustentabilidade.

Empregos verdes

 Coleta de materiais reciclados: todos agentes sanitários, contribui pela limpeza do ambiente. Esta bem no inicio, mas vem se adequando as políticas nacionais de resíduos sólidos empregam-se 20 funcionários contribuindo pela sustentabilidade da cidade.

 Transporte publico: O setor que mais consome combustível fosseis do planeta, também responsável pela poluição do ar e sonora, mas em minha cidade como em Belo Horizonte foi adotada ma medida de sustentabilidade criando um meio de transporte mais eficaz os ônibus moveis. Um ônibus articulado, onde cabem mais pessoas e uma avenida somente para eles, reduzindo assim seu percurso, mais rápido, gera mais emprego verde, ecologicamente correto, pois menos ônibus circulando em uma cidade, assim gerando menos poluição.

 Secretaria meio ambiente: Empregam mais de 20 funcionários para a fiscalização do córrego carrancas em São José da Lapa, vai proporcionar a população bem estar e lazer além de recuperar o meio amiente e um projeto sustentável têm uma completa infra-estrutura de urbanização saneamento, valorização e paisagismo.

 Construção Civil: É um setor que vem inovando suas construções, adotando medidas ecologicamente corretas, edifícios com janelas amplas a fim de melhorar a ventilação e iluminação aquecedores solar. São elas responsáveis por maior número de empregos verdes, que movimente a economia da cidade.

 Indústria Calcinação: É uma empresa poluidora, mas nas ultimas décadas vem inovando os setores mais poluentes adotando medidas eficazes como filtros nos fornos de hidratação de cal, e outras tecnologias para melhorar a emissão de gases no ar, capacitando ecologicamente seus funcionários.

 Policia Florestal: Atuando nas queimadas das matas, participando diretamente com a prefeitura atuando as pessoas que desmatam construções desordenadas sem licenciamento ambiental etc.

• Desenvolvimento

O presente relatório tem a finalidade de mostrar a necessidade de criar mais empregos verdes para a sustentabilidade do planeta, sabendo que a população mundial devera aumentar 70% ate 2050, aumentando assim o consumo dos recursos naturais.

Segundo OIT (Organização Internacional do Trabalho) informa que a iniciativa empregos verdes foi lançada no ano de 2009 para promover as oportunidades, a igualdade e a transição a uma economia sustentável, e para induzir o governo, empregos e trabalhadores a se comprometerem com um dialogo sobre políticas coerentes e programas eficazes, a fim de criar uma economia favorável ao meio ambiente.

O emprego verde ou economia verde vem crescendo muito no Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com