TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De RH Recrutamento E Seleção

Pesquisas Acadêmicas: Resumo De RH Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 3

Mercado de trabalho – Relaciona os que oferecem força de trabalho, e os que procuram-na, determinando preços e quantidades a transacionar.

Segmentação do mercado de RH - administradores, diretores, advogados, engenheiros, gerentes, especialistas, economistas, técnicos, funcionários e supervisores.

Recrutamento – Conj. De procedimentos para atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da Organização. Divulga as oportunidades de emprego.

Etapa 1 – planejamento de pessoal – decisão a respeito dos RH necessários para atingir os objetivos da empresa. (previsões de vagas)

Etapa 2 – Requisição de pessoal – documento que deve ser preenchido e assinado pela área que pretende preencher alguma vaga.

Etapa 3 – Descrição de cargo – Consiste em descrever as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que o torna distinto dos outros. DETALHAMENTO: o que faz, quando faz, como faz(através de), onde faz e por que faz.

CARGO é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma única pessoa e que ocupam um lugar formal no organograma.

Etapa 4 – Análise de cargo – Consiste em estudar e determinar todos os requisitos qualitativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas.

Requisitos mentais, físicos, responsabilidades por,e condições de trabalho.

Etapa 5 – Elaboração do perfil – Especificação dos requisitos básicos que o candidato deve ter. (idade, sexo, formação, experiência, tempo, conhecimentos)

Etapa 6 -Fontes de recrutamento – São as áreas de RH exploradas pelo recrutamento. (INTERNO, EXTERNO, MISTO) indicação, sites, banco de dados.

INTERNO – mais rápido e econômico e fonte de motivação dos trabalhadores. Quem não é promovido tem atitudes negativas e pode gerar conflitos de interesses entre colaboradores.

EXTERNO – promove maior possibilidade de inovação e aproveita investimentos de outras empresas. É mais caro e demorado, cria frustrações internas, é mais inseguro pois os candidatos são desconhecidos.

ANÚNCIO ABERTO – identifica a Organização(nome da empresa, end, etc)

SEMI-ABERTO – Não possui identificação da empresa porém cita-se o setor ou ramo de atividade da mesma. Os currículos são enviados ao veículo divulgador do anúncio ou empresas de consultoria.

FECHADO – omite o nome da empresa, só tem informações da vaga. Os currículos são enviados para o divulgador do anúncio identificado por um código.

Etapa 7 – Análise de currículo – Avaliação comparativa entre os requisitos necessários para o cargo e os apresentados pelo candidato.

Seleção – Consiste em analisar e decidir qual individuo que se adapta mais facilmente ao tipo de trabalho a ser desempenhado, dentro dos padrões de qualidade propostos. Metodos – Entrevistas de seleção, Provas e testes de conhecimento, dinâmica de grupo.

Respons. Linha – requisição de vaga, decidir caract. Básicas dos candidatos, entrevistar, avaliar e comparar candidatos pelas técnicas de seleção, decidir a aprovação ou rejeição, escolher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com