TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA Resumo

Dissertações: TGA Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  3.685 Palavras (15 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 15

Resumo para AV1

Fundamentos de planejamento:

As organizações se definem em torno de objetivos, cabe aos administradores decidir qual rumo à organização deve seguir e formular as estratégias e os planos necessários para alcançar os objetivos.

Conceito de planejamento:

O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades.

Os objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar.

Os planos são guias que indicam o que deve ser feito, especificando os recursos e as ações necessárias para alcançar os objetivos.

Enquanto os administradores de topo planejam os objetivos e a estratégia da organização, os gerentes de nível tático estabelecem as atividades de sua unidade e os supervisores definem objetivos e programas para seu grupo de trabalho. Sem planejamento as organizações andariam á deriva e sem rumo.

O planejamento é a base da administração sem ele não é possível organizar, dirigir e controlar.

A importância do planejamento para a administração

As organizações precisam planejar para enfrentar as mudanças que ocorrem na economia, na política, na cultura, nos estilos de vida, na tecnologia etc...Podem ser destacadas as seguintes vantagens e benefícios do planejamento:

--Proporciona senso de direção: permite direcionar os esforços de seus membros para um objetivo comum.

--Focaliza esforços: promover uma ação coletiva, que é a essência da organização.

--Maximizar a eficiência: ajudar a estabelecer prioridades, evitando os desperdício e as redundâncias.

--Reduz o impacto do ambiente: por meio dele os gerentes interpretam as mudanças ambientais e tomam as medidas necessárias para enfrenta-las.

Definem parâmetros de controle: sem planejamento é impossível conceber um sistema de controle eficaz.

--Atua como fonte de motivação e comprometimento: os objetivos e planos reduzem a incerteza e esclarecem o papel que cada pessoa desempenha na organização, motivando e comprometendo seus membros.

--Potencializa o autoconhecimento organizacional: durante o processo de planejamento, a organização busca conhecer o ambiente externo, suas ameaças e oportunidades, ao mesmo tempo em que analisa seu ambiente interno.

--Fornece consistência: o planejamento permite criar uma estrutura cognitiva coletiva que garante consistência entre as decisões e os resultados desejados.

Direção: Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, aos subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.

Tipos de planos

Os planos são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser alocados e quais atividades devem ser realizadas. Dependendo do foco do planejamento, os planos apresentam característica diferentes, podendo ser classificados de acordo com sua abrangência, horizonte temporal, grau de especificidade e permanência.

Em termos de abrangência os planos podem ser estratégicos, táticos ou operacionais, de acordo com nível organizacional respectivo.

Os planos estratégicos: se referem à organização como um todo, cobrem decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo e servem de base aos planos táticos e operacionais.

Os planos táticos: traduzem os objetivos gerais em objetivos específicos de uma unidade da organização, geralmente uma área funcional, como marketing ou recursos humanos.

Os planos operacionais: identificam os procedimentos e processos específicos requerido dos níveis mais operacionais das organizações, os planos operacionais têm uma orientação de curto prazo (dias, semanas ou meses) e são constantemente adaptados diante de novos desafios ou oportunidades.

Os planos estratégicos são de longo prazo, os táticos de médio prazo e os operacionais de curto prazo.

Os planos podem ser classificados em dois tipos permanentes ou temporários. Um cronograma, projeto, programa ou orçamentos são exemplos de planos temporários.

O papel dos objetivos no planejamento

Os objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar, por meio da alocação de esforços e recursos em determinada direção.

Hierarquia de objetivos

Missão é razão de ser da empresa hoje.

Visão é onde quer chegar.

Para ser eficaz a missão deve declarar:

*o escopo de negócio da organização

*as necessidades básicas a serem atendidas

*as competências centrais da organização

*o mercado-alvo

*os princípios e valores centrais

*o papel da organização na sociedade

Características dos objetivos eficazes

Específicos: os objetivos precisam transmitir com clareza e objetividade qual é o resultado esperado, qual o nível de desempenho desejado ou o alvo a ser atingido.

Mensuráveis: os objetivos devem ser especificados de forma quantitativa.

Desafiadores: devem ser percebidos como um desafio par motivar.

Definidos no tempo: devem especificar o horizonte temporal para sua realização.

Coerentes: devem ser consistente entre si.

Hierarquizáveis: devem ser estabelecidas prioridades entre eles.

-------------------------------------------------

APO: administração por objetivos – pode ser definida como um estilo ou sistema de administração que relaciona as metas organizacionais com o desempenho e o desenvolvimento individual, por meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com