TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento O que é sociologia - Parte 2

Por:   •  5/5/2015  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento 2 – Compilação do segundo capítulo, intitulado “A formação”, da obra “O que é sociologia”, do sociólogo Carlos Benedito Martins para a disciplina de Sociologia do curso de Engenharia de Produção.

Referência: MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. Brasiliense, 1.994.  

Resumo: O capítulo em questão traz reflexões sobre a formação da sociologia. Basicamente traz os principais métodos e conceitos de investigação da sociologia, sendo que as obras de Weber, Marx, Durkheim, Comte, Tocqueville, Le Play, Spencer, dentre outros, constituiu um momento decisivo dessa formação.

 

Página

Citação

Comentário

p.18

"[...] nos dias de hoje poucas pessoas colocam em dúvida os resultados alcançados pela sociologia: As inúmeras pesquisas realizadas pelos sociólogos, a presença da sociologia nas universidades, nas empresas, nos organismos estatais, atestam a sua realidade".

Para o autor, o grande volume de pesquisas feitas pelos sociólogos, a presença da sociologia nas universidades, nas empresas, nos órgãos estatais, confirmam a realidade de sua crescente presença no nosso cotidiano.

p.20

"Ao fazer a crítica da modernidade, [...] os conservadores estavam tecendo uma nova teoria sobre a sociedade cujas atenções centravam-se no estudo de instituições sociais como a família, a religião, o grupo social, e a contribuição delas para a manutenção da ordem social".

Benedito diz em sua obra que os conservadores apresentaram na época uma teoria que os padrões de indivíduo ter uma religião ou família ‘controlassem’ o mesmo trazendo harmonia de comportamento das pessoas, por exemplo.

p.23

"[...]A sociologia deveria, tal como as demais ciências, dedicar-se à busca dos acontecimentos constantes e repetitivos da natureza".


Essa citação refere-se ao positivismo de Comte com o lema "ordem" e o "progresso", sendo elementos da sociedade, segundo o autor.

p.26

As nossas maneiras de comportar, de sentir as coisas, de curtir a vida, além de serem criadas e estabelecidas "pelos outros", ou seja, através das gerações passadas, possuem a qualidade de serem coercitivas. Com isso,

Durkheim desejava assinalar o caráter impositivo dos fatos sociais, pois segundo ele comportamo-nos segundo o figurino das regras socialmente aprovadas.

O autor cita Durkheim para mostrar os costumes culturais das pessoas por meio das gerações passadas, pais e mães, avós maternos e paternos, parentes em modo geral, enfatizando que são estabelecidas com os nascimentos dos mesmos de forma ‘obrigada’, tal como a religião ou tradições, mudando assim o comportamento do indivíduo. Esse trecho constantemente Durkheim prioriza suas teorias do o caráter exterior e coercitivo dos fatos sociais.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com