TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme "Seremos História?"

Por:   •  12/3/2019  •  Resenha  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  5.652 Visualizações

Página 1 de 3

Seremos História?

O presente trabalho, tem como intuito versar sobre o documentário “Seremos História?”, o qual foi lançado no ano de 2016 e estrelado por Leonardo DiCaprio. O Documentário trata sobre questões referentes a proteção ambiental no âmbito do direito brasileiro.

No início do documentário, fica retratado o cenário atual em que vivemos, no que se refere ao meio ambiente. É mostrada a obra “O Jardim das Delícias Terrenas” produzida por Hieronymus Bosch, a qual é dividida em três, sendo elas:

Primeira parte: É retratado o Jardim do Éden, no momento em que Jesus realiza a “entrega” a Adão e Eva, de modo que o Jardim se encontra em perfeitas condições;

Segunda parte: Fica demonstrada a reprodução e multiplicação dos seres humanos, e o surgimento de instalações referentes a suas atividades;

Terceira parte: É retratado um cenário de destruição completa, totalmente diferente do que foi descrito na primeira parte.

Visto isso, Leonardo DiCaprio se vê frente a uma humanidade que move- se apenas em razão da busca desenfreada pelo poder, de modo que utilizam de quaisquer maneiras para alcançar seu objetivo, tais como o uso indiscriminado de combustíveis fósseis, pouco se importando com as consequências de suas ações. Como sabemos, a maior parte do que consumimos é fruto da utilização destes elementos, o que gera uma quantia muito grande dióxido de carbono, que causa grandes alterações climáticas. Ademais, também pode-se citar a produção e consumo da carne bovina como um dos culpados para estas alterações climáticas, uma vez que sua produção resulta na emissão do gás metano que é bem mais nocivo que o dióxido de carbono.

Por sua vez, a ganância do ser humano também atinge as florestas, que nos trazem uma maior estabilidade no que tange a emissão de gases


poluentes. Milhares de florestas são destruídas para retirada de madeira, criação de animais dentre outras atividades.

O maior problema surge quando tentamos dar início à algum tipo de solução, de modo que se depara com empresas gigantescas e milionárias, as quais tem poder o suficiente para manipular a mídia e até governantes, tentando nos trazer uma falsa segurança de que nada está acontecendo, que os “problemas climáticos” são invenção de cientistas loucos, tudo visando apenas manter seu lucro e poder.

Leonardo DiCaprio, como embaixador, percebe que com a degradação exacerbada do meio ambiente, os problemas ambientais tem se agravado ainda mais, de modo que pode-se citar como exemplo o derretimento de geleiras, que causam o aumento do nível do mar, sumindo com ilhas tanto habitadas quanto inabitadas.

Acredito que o tema tratado no documentário é de grande importância, pois as mudanças climáticas são muito perceptíveis. A ganância cega os responsáveis pelas megaempresas, de modo que visam apenas seu lucro, sem pensar nas consequências. Devemos lembrar que estamos neste planeta apenas de passagem, e fica o questionamento, é esse o lugar que queremos deixar para nossos filhos?

Acredito que para dar início a algum tipo de solução, deveriam ser criadas leis mais rígidas referentes ao tema, e também investir em mais pesquisas que visam outros meios mais sustentáveis de alimentação, como “carnes” feitas com vegetais, mas tudo isso leva tempo, tempo podemos não ter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com