TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro o Monge e o Executivo

Por:   •  17/9/2015  •  Dissertação  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 2

UCB- UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

ESTUDO ORIENTADO DE TÉCNICAS DE

NEGOCIAÇÃO – PROF VILMA TUPINAMBÁ

ALUNO: ALESSANDRO DE OLIVEIRA

                          MATRÍCULA- 2014160535

Resumo do livro “O MONGE E O EXECUTIVO- Uma História

sobre a essência da liderança

   Não foi simplesmente uma escolha, e sim uma referência que tive por este livro desde que passava por um processo seletivo para um cargo de gerente de loja. Um livro que em minha opinião todo administrador têm que ler.

   Conta a história de John Daily, um e bem sucedido executivo de uma fábrica; vê sua vida profissional e familiar passar por uma turbulência; onde no trabalho sua gestão passa a ser questionada depois de uma ação de trabalhadores e sindicato; e na vida familiar se depara com os constantes atritos  com esposa e filhos devido sua ausência de chefe de família, achando que somente o fato de dar um conforto para sua família, seria o suficiente para cobrir as lacunas de um verdadeiro chefe de família.

   John se vê obrigado após uma conversa com o pastor da igreja onde frequentava, devido à insistência de sua mulher (ele temia pelo fim de seu casamento), as circunstâncias em seu trabalho, participar de um retiro cristão; onde o que mais lhe chamou atenção foi o fato de uns dos frades ser Leonard Hoffman- um empresário que abandonou sua brilhante carreira no mundo dos negócios para se tornar um monge. John se depara com outros integrantes; assim como ele; ocupam cargos de liderança em suas respectivas funções, onde todos têm uma visão diferente de liderança.

   O autor é muito feliz em abordar pontos importantes de como se tornar um líder, mostrando que as pessoas rendem melhor em um ambiente favorável. Destaca; através de uma dinâmica; as principais características de um líder, onde o personagem de Leonard Hoffman pede que os participantes destaquem as principais qualidades de pessoas que tiveram uma grande influência como líder em sua vida, a diferença de pode e autoridade. Faz-nos refletir sobre nossas vidas, traz a essência de nossa convivência com pessoas, o modo de como lidamos com pessoas que estão sob nosso comando, leva-nos à aprimorar as relações entre as pessoas nas organizações públicas, privadas e familiares, abordando a liderança como um processo complexo; mas que; por sua vez compreende diversas atividades na gestão de pessoas. O autor coloca em questão, que o líder deve valorizar muito mais a pessoas e sua habilidades, que a obtenção dos resultados, pois os mesmos são consequências de uma equipe e/ou organização motivada.   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com