TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reunião do Clã Pioneiro

Por:   •  6/9/2017  •  Artigo  •  4.840 Palavras (20 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 20

        [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

             

[pic 4]

ORIENTAÇÕES

              PARA IMPLANTAÇÃO

PROGRAMA SELO DE GESTÃO

DE QUALIDADE

[pic 5]

SUMÁRIO

ESTRATÉGIAS E PLANOS

INDICADORES

CLIENTES E MERCADO

GESTÃO DE PESSOAS

PROCESSOS

SAUDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE

REQUISITO 1

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Resumidamente a gestão se divide em: Planejamento, Organização, Direção e controle, neste contexto o item número um é exatamente planejamento estratégico. Portanto o planejamento tem como essência, antecipar, visualizar, prever as ações que serão executadas em um certo período, no nosso caso o programa exige planos para um ano. O ideal é planejar para 4 anos, porém levando em consideração o início desta prática vamos trabalhar com um ano.

ESTRATÉGIAS E PLANOS

1

A empresa possui Planejamento Estratégico

2

A missão e a visão da empresa estão definidas e divulgadas

3

Os colaboradores conhecem as principais metas da empresa

4

Existem planos para o alcance dos objetivos e metas?

O planejamento estratégico contempla alguns aspectos a seguir:

Para elaborar o planejamento estratégico siga os seguintes passos:

  • Histórico da empresa
  • Caracterização
  • Propósitos empresariais
  • Análise do ambiente (cenários: interno e externo)
  • Objetivos e metas
  • Planos de ação
  • Orçamento empresarial

Histórico da empresa, um resumo de como a empresa iniciou, as mudanças de endereços, aumento de filiais etc.  Não mais que uma folha de A-4 para contar este histórico.

Caracterização: é a descrição dos dados da empresa, é o seu “DNA”, sua identificação, nome endereço, quantos funcionários...São dados fundamentais da empresa.

REQUISITO 2

A MISSÃO E A VISÃO

Propósitos empresariais: toda organização existe para atingir e realizar algum propósito, e não somente o lucro, pois este é conseqüência da boa gestão, portanto os propósitos empresariais se resumem a: Missão, Visão e Valores da organização, que deverão ser definidos e divulgados para todos os integrantes da empresa, isto dá sentido de direção, cria comprometimento dos colaboradores e facilita o atingimento dos objetivos além de comunicar para a sociedade qual a finalidade da organização. Este texto deve ser claro, resumido para facilitar o entendimento e a absorção.

A missão é a identidade da empresa, expressa o que ela é, a Visão determina onde ela quer chegar em um certo espaço de tempo, e os Valores são regras incondicionais não negociáveis que a organização se pauta para poder trabalhar, exemplos como ética, valorização das pessoas,  sustentabilidade e o profissionalismo entre outros integram a maioria dos valores das organizações.

Veja mais exemplos nos slides dos treinamentos

ANÁLISE SWOT

Análise SWOT, traduzida do inglês, significa, FORÇAS, FRAQUEZA, AMEAÇAS e OPORTUNIDADES, no ambiente interno estão as forças e fraquezas, ou seja estão as variáveis de domínio da empresa, são fatores que a organização pode atuar e modificar como exemplos temos: Preço, Qualidade, Atendimento, Sistema de entrega, localização da empresa, promoções, gestão de pessoas..., portanto qualquer um destes itens podem ser forças ou fraquezas, vai depender de como a empresa utiliza e prioriza cada um deles. Por outro lado estão as Ameaças e Oportunidades, são variáveis que a empresa não pode modificar, porém ela pode se precaver, se preparar e blindar a empresa contras as possíveis AMEAÇAS da mesma forma são OPORTUNIDADES, a empresa pode aproveitar, tirar proveito das oportunidades apresentadas pelo AMBIENTE.

FORÇAS

CREDIBILIDADE – a maior força da entidade, que na análise realizada, não está sendo totalmente utilizada.

INSTALAÇÕES – é considerada uma força, sua estrutura física. (secretaria, auditório e salas de reuniões, além das dependências ainda não utilizadas)

ATENDIMENTO - também apontado como força da entidade.

FRAQUEZAS

CAPACITAÇÃO  –  apontada como a maior fraqueza, a capacitação e a qualificação da mão de obra às empresas associadas.

PARCERIA  – também considerada uma grande fraqueza da entidade, uma vez que entidade ainda não expandiu seu raio de abrangência com novas parcerias  

RELACIONAMENTO – O distanciamento das ações realizadas e sua base de associados, tem provocando uma falta de comprometimento por parte dos mesmos.

OPORTUNIDADES

BR I63  –  O asfaltamento da BR 163 foi considerada a maior oportunidade para o desenvolvimento e geração de negócios da região.  

TURISMO  – enorme potencial não explorado, podendo ser um dos maiores geradores de renda para o município.  

GRANDES PROJETOS – Mesmo não instalados em nosso município, o impacto dos projetos já existentes, e os que ainda serão instalados já proporcionam e irão proporcionar muitas oportunidades de novos negócios de forma direta e indireta para toda a região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com