TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Risco Geológicos na Construção Civil

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 2

1 – INTRODUÇÃO

Com auxilio de metodologias e tecnologias disponíveis na área de geologia aplicada a construção civil podemos evitar problemas que gerariam atrasos de cronograma e desperdício de verbas e de trabalho, com um melhor gerenciamento e estudos preliminares podemos prever e definir situações e evitar ocorrências desnecessárias.

Assim notamos a importância da investigação preventiva da área geológica antecipando situações através de modelo geológico conceitual e real, com auxilio de sondagens, imagens e acompanhamento com laudos referentes a necessidades construtivas.

2 - DESENVOLVIMENTO

- RISCO GEOLÓGICO EM OBRAS CIVIS

Conforme apresentado, empresas assumem a responsabilidade de risco envolvendo imprevistos geológicos e hidrológicos quando fechados contratos com preços previamente estabelecidos, ficando a ser apresentado a provas para possíveis aumentos de custos durante a execução da obra causando grandes problemas técnicos e jurídicos apresentado principalmente em obras civil, usinas, ferrovias e áreas de mineração.

Em possíveis desacordos comerciais estão relacionados termos técnicos usados para identificar problemas encontrados no desenvolvimento de projetos como:

- Feição Geológica: termo abrangente que engloba qualquer elemento de origem geológica tanto envolvendo relevo até as placas tectônicas.

- Condicionante Geológico: Condicionante que refere-se a a problemas com estabilidade, estanqueidade, durabilidade e geometria final das escavações e estruturas.

- Risco ou Imprevisto Geológico: São variações geológicas que não puderam ser investigadas antes do início das atividade por algum motivo que impedisse o estudo do mesmo.

- Modelo geológico Conceitual: Etapa do projeto em que é analisado e interpretado imagens aéreas, de radar ou de satélite mapeando o campo de investigação através de sondagens mecânicas.

- Modelo Geológico Real: Modelo gerado durante a fase de execução da obra podendo identificar diretamente em escala real, podendo ser complementados com investigações adicionais.

- MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO GEOLÓGICAS CONVENCIONAIS

São meios de busca de informação necessária para o desenvolvimento de projetos com o uso de estudos do solo da região, interpretação de imagens de satélites e aéreas, mapeamento geológico de superfície, sondagens mecânicas, ensaios de permeabilidade, analise de compactação.

- MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO GEOLÓGICAS ESPECIAIS

Como o método de investigação geológica convencional, ele busca informações mais detalhadas porem com um custo mais elevado somente usado onde são necessárias informações mais complexas para o desenvolvimento de um modelo geológico satisfatório principais estudos realizados com os métodos especiais são para galerias de inspeção de rocha, televisionamento de rocha, televisionamento de furos de sondagem, ensaios de cisalhamento direto, ensaios de deformidade, ensaios de faturamento e de macaqueamento hidráulico.

Em seguida necessita ser realizado investigação de campo para compatibilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com