TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rugby - O Trabalho de Pesquisa

Por:   •  19/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]


[pic 3][pic 4]

[pic 5]

Índice

Rugby        3

Historia        3

Origem        3

Rugby Footbal League        4

Evolução das regras        5

O campo        6

Material necessário        6

Bola        6

Vestuário        8

Regras e regulamentos        8

O jogo        8

Duração        9

Equipa de arbitragem        9

Penalidades        9

Punições        9

Gestos técnicos        10

Passe        10

Pontapé        10

Tackle/ placagem        11

Ruck        12

Maul        12

Scrum/ formação ordenada        13

Bibliografia        14


Rugby

O rugby é um desporto coletivo de contacto físico. Originário de Inglaterra foi criado como uma variação do futebol. Muita gente não gosta de rugby por pensarem que este é muito violento, no entanto o rugby tem imensas regras, o que o faz ser uma modalidade em que perdura o cavalheirismo e o desportivismo. Diz-se que o rugby é “ um desporto de brutos jogado por cavalheiros”, algo que é verdade uma vez que este carrega muitos ensinamentos de valores e respeito entre os companheiros, os adversários, a arbitragem e aos adeptos . Costuma-se dizer que o rugby possui 5 valores: a integridade, o respeito, a solidariedade, a paixão e a disciplina.

Historia

Origem

A origem deste desporto não é consensual. No entanto a historia mais difundida diz que o rugby surgiu, em 1823, de uma jogada irregular de um jogador de futebol académico na Rugby School, na cidade de mesmo nome. Segundo a lenda William Webb Ellis começou a correr com a bola na mão. A veracidade deste acontecimento é muito discutida. No entanto é verdade que o jogo rugby começou a ser praticado por volta dos anos 20 e em 1846 as primeira regras foram escritas, com o nome Rugby Association, sendo o diretor da Rugby School um dos principais apoiantes da formalização desta modalidade. A semelhança da escola de rugby também outras escolas desenvolveram diversas formas de jogar futebol, foi então necessário a criação de um entidade que tutelasse todas estas formas de jogar e que criasse regras comuns, a Football Association, criada em 1863. Devido a um desentendimento por causa destas regras o clube de futebol Blackheath, em 1871, saiu da Football Association criando a Rugby Football Union, a primeira entidade controladora do desporto no mundo.

A União Escocesa de Rugby (Scottish Rugby Union) foi formada, em 1873, seguida da União Irlandesa de Futebol Rugby (Irish Rugby Football Union), em 1879, e da União Gaulesa de Rugby (Welsh Rugby Union), em 1881. A criação das 4 entidades nacionais fez necessária a criação de um órgão internacional. Com isso, em 1886, nasceu o International Rugby Board (IRB), fundado por representantes da Escócia, Irlanda e País de Gales. A Inglaterra recusou-se participar na sua fundação, e só aderiu à entidade em 1890.

Rugby Footbal League

Em 1895 surgiu a discussão sobre o pagamento aos jogadores. Até aqui era ilegal pagar o salario aos jogadores. Isto acontecia para porque, segundo a ideologia da época, pagar aos desvirtuaria os ideais do desporto e do amor pelo desporto. Por isso um grupo de equipas que defendia a remuneração retirou-se da Rugby Football Union, criando assim a Northern Rugby Union que mais tarde viria a tornar-se na Rugby League, que também dá nome a uma variante do desporto jogada com 13 jogadores.

Evolução das regras

Durante o passar dos anos as regras do rugby sofreram algumas alterações. Em 1892 foi adicionada a bola oval, até lá o desporto era praticado com uma bola esférica. Até 1846 o ensaio não valia pontos, ou seja, para pontuar era necessário converter o ensaio, isto é algo visível a partir do nome original inglês (Try- ensaio conversion- conversão). Outra adição importante foi o Penalty Goal em que a equipa tem hipótese de chutar aos pontes no local em que se deu a falta, adicionado em 1888. Alem disto o valor da pontuação variou como se pode observar na seguinte tabela:

[pic 6]

O campo

As partidas de rugby são disputadas num campo de relva, em formato retangular. Com comprimento de 144 metros e largura de 70 metros. É divido por diversas linhas, sendo as principais a central, que divide o campo em dois lados, e a linha dos 22 metros que é aquela onde o jogador toca com a bola no chão para fazer o ensaio. [pic 7]

No meio da linha de fundo das duas equipas há dois postes interligados por um terceiro, formando algo parecido a um H. Eles devem ter pelo menos 5,6 metros de altura e a barra de ligação estar a 6, 4 metros de altura em relação ao solo. É neste local que os jogadores tentam fazer a conversão dos ensaios.

Material necessário

Bola

A bola de rugby tem um formato oval, feita de 4 paineis cosidos, tendo ela dimensões entre 28 e 30 centímetros de comprimento e depois de cheia com a devida pressão deve fazer uma circunferência com perímetro entre os 58 e o 62 centímetros. Deve pesar entre 410-460 gramas.

Esta normalmente é feita de couro ou de algum tipo de material sintético que seja aprovado pela [pic 8]


Vestuário


É composto por uma camisola especifica para o Rugby chamada de “Shoulder Pad” que protege zonas mais sensíveis e propensas a contato como os ombros, bíceps, costas e abdómen

É também usada um boqueira feita silicone, para proteger os seus dentes dos impactos. Normalmente são apenas com proteção para os dentes superiores, de modo a que não atrapalhem na respiração.

 Usam-se também chuteiras para ter aderência na corrida na relva.

Pode também ser usado o scrum cap, uma espécie de capacete almofadado que protege a cabeça e principalmente as orelhas dos impactos, áreas sensíveis que podem sofrer ferimentos sérios.

Não é permitido usar roupas manchada de sangue, no caso de um jogador estar ferido e as suas roupas com sangue, este deve sair do campo e trocar de roupa para que, quando este regressar o jogo ira continuar a decorrer dentro da normalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (274.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com