TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ruptura De Tendão Do Calcanho

Dissertações: Ruptura De Tendão Do Calcanho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  3.736 Palavras (15 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................ 2

2. DESENVOLVIMENTO................................................................................. 3

2.1 Anatomia: Ossos do Pé e Tornozelo................................................... 3

2.2 Articulação do Tornozelo................................................................. 4

2.3 Ligamentos do Tornozelo................................................................ 5

2.4 Músculos do Tornozelo.................................................................... 5

2.5 Ruptura do Tendão do Calcâneo......................................................... 7

2.6 Etiologia ................................................................................................ 9

2.7 Exame com o Paciente......................................................................... 9

2.8 Intervenção Fisioterapêutica............................................................... 10

2.9 Tratamento Fisioterapêutico na clínica.............................................. 10

Avaliação................................................................................................. 10

Exame Físico........................................................................................... 11

Tratamento Conduta....................................................................................13

3. CONCLUSÃO.................................................................................................18

4. REFERÊNCIAS...............................................................................................19

1. INTRODUÇÃO

Entre as principais estruturas de sustentação existentes no corpo humano, fixa-se na sua base e relaciona aos movimentos da vida diária e que sofre a maioria dos processos funcionais podendo sofrer traumas decorrentes deste tipo de funcionabilidade além do aumento das atividades relacionadas ao trabalho excessivo desta articulação bem como o envelhecimento. Devido a sua arquitetura óssea no qual permite a transmissão das forças internas e externas como: Tensão, e estiramento podendo levar a ruptura decorrentes destes esforços.

Grandes atividades que se exercitam além da tolerância corporal são os mais atingidos, assim como trabalhos que exigem agachamento e a torção ou levantamento de objetos pesados de forma repetitiva. Atividades como correr, subir e descer escadas e rampas, estáticas por um longo período de tempo devido suas associações articulares desencadeando dessa forma processos patológicosde lesão e até ruptura no tendão do calcâneo.

Os fatores de risco para o desenvolvimento de lesão e ruptura do tendão do calcâneo são multidimensionais, tais como esforços físicos, obesidade, determinados tipos atividades profissionais, sedentarismo, maus hábitos posturais, trauma, tipo de calçado, trabalho repetitivo, fatores ambientais.

Na população ativa metade atribui à causa da uma atividade ou lesão relacionada ao trabalho devido adotarem posturas incorretas, ocorrendo geralemente em homens e atletas; mulheres e idosos em geral de acordo com o envelhecimento, o que torna a prevenção e orientação da utilização deste segmento corporal um processo fundamental importância no tratamento fisioterápico na reabilitação e fortalecimento.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Anatomia: Ossos de Pé e Tornozelo

O tornozelo é formado por três ossos tálus o osso central tíbia e fíbula em suas laterais formando a articulação uma articulação acotovelada entre a perna e o pé chamada de talocrural permitindo uma mobilidade entre as duas articulações tibiofibulares, com a talocalcânea e coma transversa do tarso (DERLAMARCHE, 2006).

Em vista anterior assemelha-se a uma pinça plana, formada pelas extremidades distais da tíbia e da fíbula, que encobre o tálus onde se articula com a tróclea do tálus (GERMAIN, 1992).

O tornozelo é uma articulação composta, que consiste em uma sindesmose entre as extremidades distais da tíbia e fíbula e uma diartrose formada pelos maléolos medial tibial e fibular juntamente com a superfície articular inferior da tíbia e pelo tálus. Por sua característica anatômicas é uma articulação bastante estável quando apoiada em posição neutra. (COHEN, 2005)

O pé apresenta três regiões de anterior para posterior temos: anteriormente o alinhamento de ossos delgados, que formam “raios” horizontais justapostos numerado em I, II, III, IV e V partindo de medial chamados de metatarsal sendo prolongado pelas falanges esse conjunto é denominado o antepé. Posteriormente temos dois volumosos superpostos o tálus e o calcâneo que constituí o retropé ou tarso posterior, entre essas duas regiões encontra-se cinco pequenos ossos: navicular, cuboide e três cuneiformes que formam o mediopé ou tarso anterior (GERMAIN, 1992).

Os ossos de pé compreendem 7 ossos tarsais, 5 metatarsais e 14 falanges. Sendo o calcâneo o maior osso e o mais resistente osso presente no pé. O calcâneo transmite a maior parte do peso corporal para o solo se articula com o tálus, superiormente e com o cuboide anterior. (MOORE DALLEY 1999)

Tanto o pé quanto o tornozelo são estruturas bastante complexas constituído de 26 ossos, 30 articulações do tipo sinoviais, mais de 100 ligamentos e 30 músculos atuando na região. A maior parte do movimento do pé acontece em três articulações: a talocrural, a subtalar, e a mediotársica(HAMIL, 1999).

O movimento na articulação do tornozelo é de grande importância, devido sua absorção de impacto no contato com o calcanhar, progressão do corpo para frente na fase de apoio ou assim como na fase de propulsão. (PORTER, 2005)

O pé é uma estrutura extremamente complexa e executa uma série de funções biomecânicas de grande importância durante a marcha principalmente na fase de apoio onde ocorre um perfeito sincronismo fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com