TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ruptura De Tendão Do Calcanho

Dissertações: Ruptura De Tendão Do Calcanho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Anatomia: Ossos de Pé e Tornozelo

O tornozelo é formado por três ossos tálus o osso central tíbia e fíbula em suas laterais formando a articulação uma articulação acotovelada entre a perna e o pé chamada de talocrural permitindo uma mobilidade entre as duas articulações tibiofibulares, com a talocalcânea e coma transversa do tarso (DERLAMARCHE, 2006).

Em vista anterior assemelha-se a uma pinça plana, formada pelas extremidades distais da tíbia e da fíbula, que encobre o tálus onde se articula com a tróclea do tálus (GERMAIN, 1992).

O tornozelo é uma articulação composta, que consiste em uma sindesmose entre as extremidades distais da tíbia e fíbula e uma diartrose formada pelos maléolos medial tibial e fibular juntamente com a superfície articular inferior da tíbia e pelo tálus. Por sua característica anatômicas é uma articulação bastante estável quando apoiada em posição neutra. (COHEN, 2005)

O pé apresenta três regiões de anterior para posterior temos: anteriormente o alinhamento de ossos delgados, que formam “raios” horizontais justapostos numerado em I, II, III, IV e V partindo de medial chamados de metatarsal sendo prolongado pelas falanges esse conjunto é denominado o antepé. Posteriormente temos dois volumosos superpostos o tálus e o calcâneo que constituí o retropé ou tarso posterior, entre essas duas regiões encontra-se cinco pequenos ossos: navicular, cuboide e três cuneiformes que formam o mediopé ou tarso anterior (GERMAIN, 1992).

Os ossos de pé compreendem 7 ossos tarsais, 5 metatarsais e 14 falanges. Sendo o calcâneo o maior osso e o mais resistente osso presente no pé. O calcâneo transmite a maior parte do peso corporal para o solo se articula com o tálus, superiormente e com o cuboide anterior. (MOORE DALLEY 1999)

Tanto o pé quanto o tornozelo são estruturas bastante complexas constituído de 26 ossos, 30 articulações do tipo sinoviais, mais de 100 ligamentos e 30 músculos atuando na região. A maior parte do movimento do pé acontece em três articulações: a talocrural, a subtalar, e a mediotársica(HAMIL, 1999).

O movimento na articulação do tornozelo é de grande importância, devido sua absorção de impacto no contato com o calcanhar, progressão do corpo para frente na fase de apoio ou assim como na fase de propulsão. (PORTER, 2005)

O pé é uma estrutura extremamente complexa e executa uma série de funções biomecânicas de grande importância durante a marcha principalmente na fase de apoio onde ocorre um perfeito sincronismo fundamental ao desenvolvimento da marcha normal (GOULD III, 1993).

Adaptado à posição bípede, o pé humano desempenha uma dupla função: pois, recebe o peso do corpo e permitir o desenvolvimento progressivo dinâmico do passo, durante a marcha. Devido a estes fatores, encontra-se geralmente deformado, por estar sujeito á forças mecânicas e associado ao do tipo de calçado (GERMAIN, 1992).

2.2 Articulações do Tornozelo

As muitas articulações do pé envolvem os ossos, tarsais, metacarpais e as falanges. Dentre estas temos importantes articulações às intertársicas que são a transversa do tarso (calcaneocubóidea e talocalcaneonavicular), e a articulação talocalcânea (subtalar) o movimento de inversão e eversão são movimentos atuam principalmente nestas articulações. A articulação transversa do tarso são duas articulações separadas que se alinham transversalmente formada pela combinação das partes talonavicular da articulação calcâneonavicular e calcâneocuboidea. Já articulação subtalar é onde o tálus repousa se articula com o calcâneo (MOORE DALLEY, 1999).

A articulação tasometersal é um conjunto de superfícies que se encontram entre o tarso e o metatarso. Esta linha articular faz à ligação da parte anterior dos ossos cuneiformes e do osso cuboide a parte posterior das bases dos metatarsais (GERMAIN, 1992).

A articulação principal do tornozelo é o um gínglimo formado pela extremidade distal da tíbia e seu maléolo medial, da fíbula e seu maléolo lateral e a face superior convexa do tálus chamada de talocrural (SPENCE, 1991).

2.3 Ligamentos do Tornozelo

Os ligamentos sinoviais presentes nas articulações desempenham um papel importante na manutenção apropriada dos ossos que se articulam e ao mesmo tempo permitem movimentos relativamente livres netas articulações (SPENCE 1991).

Existem três estruturas distintas que formam o complexo ligamentar do tornozelo ligamento talofibular anterior, ligamento calcaneofibular e o ligamento talofibular posterior. Porém dos três ligamentos apenas um ligamento fornece apoio a ambas as articulações talocrural e subtalar é o calcâneofibular. Já na parte medial do tornozelo temos o ligamento deltoide o qual tem um formato triangulo e fornece apoio a ambas as articulações talocrural e subtalar (GOULD III, 1993).

Uma capsula articular envolve toda a articulação. No lado medial a capsula é reforçada pelo ligamento deltoide enquanto do lado lateral é reforçada pelos três ligamentos: ligamento talofibular anterior, que se estende anteriormente, desde o maléolo da fíbula até o tálus; ligamento talofibular posterior, que passa posteriormente no mesmo sentido do anterior e o calcâneo fibular na parte inferior desde o maléolo da fíbula até o calcâneo (SPENCE, 1991).

A articulação é mantida por esta capsula que é frouxa anterior e posteriormente, permitindo os movimentos de flexão plantar e dorsiflexão (GERMAIN, 1992).

2.4 Músculos do Tornozelo

Os movimentos globais do pé em vista lateral no plano sagital têm um movimento em direção ao dorso do pé chama-se dorsiflexão, A amplitude do movimento de dorsiflexão é maior quando o joelho está em flexão e limitada quando o joelho esta em extensão. Já um movimento em direção à planta do pé chama-se flexão plantar. Em vista anterior no plano frontal o movimento que orienta a planta do pé medialmente chama-se supinação e quando se orienta a planta do pé lateralmente é chamado de pronação. No plano horizontal estando a pessoas em pé onde a parte anterior do pé é levada lateralmente leva o nome de abdução enquanto o inverso, ou seja, a parte anterior do pé para o plano mediano do corpo chama-se adução. A associação dos três movimentos mencionados anteriormente irá gerar a inversão e a eversão onde: a adução, supinação e flexãoplantar associam-se para formar a inversão enquanto a abdução, pronação e dorsiflexão associam-se para formar a eversão (GERMAIN, 1992).

Quanto a musculaturas que realizam o movimentos temos no grupo anterior o tibial anterior que tem origem na face lateral de tíbia e se insere sobre o cuneiforme medial e o primeiro metatasal realiza a dorsiflexão e supinação do pé.

O extensor longo do hálux que se fixa a face medial da fíbula e terminando na falange distal do hálux cuja ação levanta o hálux (dorsiflexão), tracionando o pé e o tornozelo.

Extensor longo dos dedos que se fixa no côndilo lateral da tíbia e na face medial da fíbula na parte proximal dando origem a um tendão que se divide em quatro partes sobre o pé se dirigindo a cada dedo a partir do segundo até o quinto, atuando na dorsiflexão do segundo ao quinto e também leva o tornozelo à dorsiflexão.

No grupo lateral encontram-se dois músculos que se fixam na face lateral da fíbula são os fibulares. O fibular curto que se fixa na parte distal da fíbula terminando na base do quinto metatarso sua ação é eleva a margem lateral do pé (pronação) e participa da flexão plantar do pé. Junto ao fibular curto temos o fibular longo cujo tendo se insere na base do primeiro metatarsal e no cuneiforme medial. Sua ação realizar a pronação e a flexão plantar.

...

Baixar como  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »