TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIMULACAO DE PROJETO SGA GESTAO AMBIENTAL ANHANGUERA

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 3

Simulação de Projeto

Este projeto tem como principal objetivo, fazer uma simulação de implantação do Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa de reciclagem de garrafas pet. Esta empresa atua na área de coleta de plásticos recicláveis, representando 100% de seu faturamento. Nesse estudo aplicaremos na empresa os fundamentos da ISO série 14000, mais especificamente a ISO 14001, Especificação do Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA), que será a norma em relação ao qual os sistemas de gerenciamento ambiental da empresa será julgado. Este trabalho abordará superficialmente cada passo da implantação do Sistema de Gestão Ambiental, requerendo o envolvimento de toda a organização e demandando um tempo relativamente grande, no caso da real implantação do programa e da pretensão de buscar a certificação pela ISO 14001.

Aplicação do SGA

Este projeto utilizará os seguintes passos para a implantação do SGA, sendo:

  1. Diretrizes Gerais; 2 - Política Ambiental, 3 - Planejamento Ambiental, 3.1 - Aspectos Ambientais, 3.2 - Requisitos Legais e Outros, 3.3 - Objetivos e metas, 3.4 - Programa de Gerenciamento Ambiental, 4 - Implementação e Operação, 4.1 - Estrutura e Responsabilidade, 4.2 - Treinamento, Conscientização e Competência, 4.3 - Comunicação, 4. -) Documentação do Sistema de Administração Ambiental, 4.5 - Controle de Documentos, 4.6 - Preparação e resposta para situações de emergências, 5 - Verificação e Ação Corretiva, 5.1 - Monitorização e Medição, 5.2 - Não Conformidade e Ação Preventiva e Corretiva, 5.3 - Registros, 5.4 - Auditoria do Sistema de Administração Ambiental, 6 - Análise Gerencial.

                                                   Planejamento da Simulação

Primeiramente deveríamos fazer um levantamento dos possíveis danos que podem ser causados pela industria de reciclagem ou se podemos compensar o impacto causado de alguma forma, depois disso devemos ver se existe alguma irregularidade na empresa que não esteja de acordo com as normas ISO, fazer planejamentos dos projetos e organizar treinamentos para que os funcionários se adequarem as novas regras, e então após isso, manter o monitoramento para garantir que as normas estejam sendo cumpridas e mostrar os benefícios que a empresa esta trazendo ao meio ambiente.

1 - Política Ambiental - A empresa possui uma política definida e voltada para o meio ambiente. Uma vez que sua atividade recicla a poluição causada pela população.

2 - Aspectos Ambientais - A empresa identificou que suas as atividades causam impactos ao meio ambiente de baixo nível na emissão de gases, porem dentro dos padrões estabelecidos.

3 - Requisitos Legais e outros - Sabem que a empresa tem identificado grande parte da Legislação Ambiental, e possui um sistema capaz de atualizar as leis periodicamente mantendo-se sempre atualizada.

4 - Objetivos e Metas - Os planejamentos realizados pela empresa contemplam grandes realizações voltadas a preservação do meio ambiente.

 5 - Programa de Gerenciamento Ambiental - A empresa mantém programas voltados para o controle das emissões atmosféricas.

6 - Alocação de Recursos - A empresa direciona recursos financeiros para programas ambientais e reflorestamento de áreas de preservação.

7 - Estrutura e Responsabilidades - A empresa possui um quadro de empregados que recebem várias atribuições para desenvolverem ações pertinentes ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com