TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUGESTÕES PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Por:   •  21/1/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS – 3ºs ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL[pic 2]

                                                        Ederson Rodrigues Machado

SUGESTÕES PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES

LÍNGUA PORTUGUESA

  • Oralidade: Solicitar gravações de áudios ou vídeos dos alunos recitando Poemas, trava-línguas ou parlendas que acharem adequados para a turma. Gravação de áudios sobre a realização das atividades nesse período, abordando aspectos socioemocionais (como eles se sentem nesse período, o que mais sentem falta, o que mais gostam, etc)
  • Leitura: Ter momentos semanais voltados para a leitura (Hora da leitura, Leitura do dia, Momento de Ler); indicar e enviar PDFs de histórias para fazer a leitura com os alunos através de gravação de áudios ou vídeos. As atividades de leitura devem ser bem planejadas e com objetivos bem definidos: ler para obter uma informação; ler para seguir instruções; ler para aprender; ler para revisar um escrito próprio; ler por prazer; ler para comunicar um texto a um auditório; ler para praticar a leitura em voz alta; ler para verificar o que se compreendeu etc. Buscar realizar as estratégias de leitura (pré-leitura, Leitura e Pós Leitura). Sugestão para atividade semanal: no 1º dia (início da semana) fazer um vídeo mostrando a Capa de um livro que o docente pretender ler com a turma. Abordar e questionar todos os elementos da capa. Leia o título, o nome do autor, do ilustrador, da editora. Pergunte se eles conhecem outras histórias do mesmo autor. Sobre o que eles acham que se trata a história. O porquê do desenho da capa, das cores, e outros questionamentos que acharem necessário. Dessa forma vocês irão ativar os conhecimentos prévios dos alunos. Aguarde as respostas chegarem e registre. No 2º dia da atividade (pode ser no meio da semana), faça a leitura propriamente dita, enfatizando as falas importantes e as ilustrações, instigando a curiosidade e o interesse dos alunos. No 3º dia da atividade (final da semana), realizar as atividades de pós-leitura que deve provocar nos alunos a compreensão e a interpretação do que foi lido. Verifique as hipóteses levantadas pelos alunos no 1º dia, confirmando ou destacando-as, separe algumas palavras da história e explique seus significados. Faça questionamentos sobre o que acharam da história, o que gostaram e o que não gostaram. Termine sugerindo outras histórias do mesmo autor ou tema.
  • Análise Linguística: Utilizando o Conto abordar o uso de M, N, NH ou –(til) para grafar todas as formas de nasalização de nossa língua.
  • Produção: Para os alunos básicos: Atividade - Bilhete Maluco: Mostre ao aluno um bilhete que está escrito de forma que as palavras estejam no lugar errado. Peça ao aluno para reescrever o bilhete ordenando as palavras de forma correta. Atividade – Organizando um Bilhete: Peça ao aluno para recortar e colar as informações de forma correta, Deixando espaços determinados para DESTINATÁRIO/ASSUNTO/REMETENDE/DATA. Para os alunos Adequado/Avançado: Atividade – Carta para o futuro (como contar para as futuras gerações o que estamos passando nesse período de pandemia? Descrever o momento, expor sentimentos, etc)

MATEMÁTICA

  • Números: Algoritmo e tabuada (1 ao 6); Atividades de ordenar (crescente e decrescente). Atividades para trabalhar o antecessor e o sucessor
  • Álgebra: Atividades para que o aluno possa classificar, separar ou ordenar objetos (por tamanho, por forma, por cor, por tipo, etc)
  • Geometria: Atividade que o aluno consiga fazer relações projetivas em relação ao próprio corpo (Em cima/embaixo, à direta/à esquerda, em frente/atrás)
  • Grandezas e Medidas: Situações problema com sistema monetário e unidade de medida de tempo.
  • Estatísticas e Probabilidade: Disponibilizar gráficos e tabelas com dados da turma para que os alunos possam ler e interpretar (quantidade de meninos e meninas, frutas preferidas, cor preferida, etc)

CIÊNCIAS

  • Solicitar ao aluno que explore sua casa e procure plantas/vegetais e registre suas pesquisas, identificando caule, folha, raiz, flor, fruto. Pedir para o aluno descrever as características de seu animal de estimação (como ele se movimenta, como é o corpo dele, como é a cobertura do corpo, como é sua alimentação, o que ele gosta de fazer, etc). Caso o aluno não tenha animal doméstico peça para ele descrever algum que ele conheça, do primo, do vizinho, do amigo. Atividades que trabalhem os órgãos dos sentidos e para que eles servem. Podem ser solicitadas atividades práticas pedindo para o aluno pegar algum alimento e utilizar os órgãos do sentido para realizar os registros. Exemplo: Pegar um punhado de pó de café: como é a textura desse pó? (usando o tato), qual é o cheiro? (olfato), qual é o gosto? (paladar), como ele é? (visão)

HISTÓRIA

        Instigar a respeito da origem familiar, aproveitando para identificar bandeiras dos estados. Ex: a Aluna Lavínia descobriu que a mãe é do Ceará e o pai do Paraná. Agora deverá pesquisar a bandeira e curiosidades dos respectivos estados, podendo registrar em forma de desenho e texto. Ao final, expor as pesquisas no grupo!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com