TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde E Qualidade De Vida

Pesquisas Acadêmicas: Saúde E Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

Atualmente, saúde e qualidade de vida é um assunto muito abordado, porém nem sempre temos a definição clara do que seja, já que se trata de um conceito muito subjetivo e pessoal.

Sua definição é bastante ampla. Qualidade de vida não é apenas o estar bem de saúde, é um conjunto de fatores relacionados à alimentação, ao comportamento, ao estado físico, psíquico, social, pessoal, espiritual e financeiro.

Segundo Fernanda Finotti de Moraes, em artigo para o Correio de Uberlândia: “O termo “Qualidade de vida” abrange muitos fatores que, em conjunto, oferecem ao ser humano condições de vida consideradas satisfatórias”. Diz ainda que: “De certa forma, a qualidade de vida contém a saúde, mas a saúde não contém a qualidade de vida. Em outros termos, quem tem saúde, não implica em qualidade de vida, mas quem tem qualidade de vida, tem saúde”.

Isso nos mostra, que a busca por saúde e qualidade de vida é incessante e o ser humano tem que estar sempre correndo atrás desse objetivo que não é nada fácil para ser completamente alcançado, já que depende de fatores que muitas vezes fogem do nosso alcance.

Atualmente, com a globalização, o capitalismo exagerado pregando consumo imediato e com os avanços tecnológicos que nos permitem informações instantâneas, estamos ficando cada vez mais egoístas e sozinhos. Não pensamos mais no próximo, nos tornamos mais intolerantes e imediatistas, perdendo, muitas vezes, o equilíbrio emocional no cotidiano profissional e pessoal. Essas são grandes questões que influenciam o nosso estado de qualidade de vida e a sensação de nos sentir bem. Não temos mais tempo para nos alimentar direito, para um programa em família ou para um simples passeio, porque infelizmente conscientemente ou inconscientemente temos um novo olhar sobre nossas relações interpessoais, que se limitam muitas vezes a uma mensagem no Facebook.

A internet é um fator importantíssimo nesse aspecto, pois ela retarda muito nosso alcance de qualidade de vida ideal. Segundo Bauman, vivemos hoje em dia em um conceito de “rede” e não mais de laços humanos.

Vimos na resposta da questão 01 das entrevistas com as profissionais no ramo da nutrição, que a rapidez e a quantidade de informações que a internet trás, tem seus benefícios e malefícios. Ela dá ao indivíduo, a possibilidade de com as informações obtidas estar sempre à procura de melhorar e adequar sua vida em busca desse estado de satisfação, porém essas informações podem também ser prejudiciais, já que muitas vezes não se tem nenhum embasamento científico e comprovação.

Aspectos relacionados à cultura, ciência e religião são de suma importância quando falamos de saúde e qualidade de vida. Podemos perceber isso com a leitura do texto da autora Leila Tibiriçá.

Apesar de ciência e religião muitas vezes entrarem em conflito, percebe-se que ambas dão sentido a vida, influenciando hábitos e valores. A ciência com suas explicações e comprovações e a religião com suas crenças e com o reconhecimento do humano em seu caráter histórico e social.

Podemos observar que o exercício da espiritualidade influencia positivamente na nossa saúde. Um indivíduo doente, muitas vezes procura na fé a sua força e consolo. Como vimos em sala de aula e na leitura dos textos propostos, a espiritualidade propicia um melhor enfrentamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com