TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese Reflexiva

Trabalho Escolar: Sintese Reflexiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  3.361 Palavras (14 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 14

Sintese reflexiva

A história é uma narrativa que se baseia num tipo de discurso calcado no imaginário de uma cultura. As fábulas, os contos, as lendas são organizados de acordo com o repertório de mitos que a sociedade produz. Quando estas narrativas são lidas ou contadas por um adulto para uma criança, abre-se uma oportunidade para que estes mitos, tão importantes para a construção de sua identidade social e cultural, possam ser apresentados a ela. Um dos principais objetivos de se contar histórias é o da recreação. Mas a importância de contar histórias vai muito além. Por meio delas podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter, desenvolvendo a confiança na força do bem, proporcionando a ela viver o imaginário. A contação de histórias provoca na criança prazer, amor à beleza, imaginação, poder de observação, amplia as experiências, gosto pelo artístico, a estabelecer ligação entre fantasia e realidade.

O livro infanto-juvenil "As Tranças de Bintou" (Cosac Naify, 2004), de Sylviane A. Diouf, conta a história de Bintou, uma menina africana que sonha ter tranças longas e enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas como as de sua irmã mais velha e de outras mulheres de seu convívio. Porém, como ainda é criança, tem de se contentar com os seus birotes. Neste livro, uma delicada história sobre a angústia do rito de passagem e o aprendizado do crescimento são ilustrados por Shane W. Evans, em personagens capazes de trazer ao jovem leitor, uma visão da cultura africana, permitindo, assim, repensar também a cultura brasileira. Este livro recebeu a indicação do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2005 e Altamente Recomendável (Tradução ou Adaptação Criança), pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. O livro elege a fantasia como valor capaz de recobrar o sentido mais profundo da infância. A partir desta história que valoriza a diversidade cultural e dos afro-descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. Também a partir desta história podemos inferir que a Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que proporcionou um significado na vida de Bintou, que consequentemente se sentiu mais valorizada.

Essa história é uma grande lição para nós futuros professores, que devemos nos inspirar nessa história, para ensinar e explicar o porquê daquele conteúdo, o porquê pode fazer certas coisas e porquê não pode faze-las. Desta forma, estamos ensinando com significado fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa.

A leitura deste conto faz uma intertextualidade com o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” que para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa devem-se usar diversas atividades integrando experiências cientificas com outras áreas do currículo, desta forma ocorrerá diversas conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem que fará com que a criança associe e retenha os conteúdos com maior facilidade. Na Educação Infantil, busca-se a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e sócio-culturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional. Respeito à diversidade dos alunos é parte integrante da nossa proposta. Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero,

de etnia e de credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas. Nossa proposta metodológica tem como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo, através do desabrochar de vários aspectos da criança, inspirada nas teorias de Jean Piaget e Maria Montessori, adaptadas e transformadas ao ensino tradicional, através de planejamentos adequados a cada faixa etária, com conteúdo forte e constante, propiciando assim a estabilidade de ensino e lógica seqüencial do mesmo na vida escolar do aluno. A História permite a exploração de conteúdos sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos. Permite que façamos atividades reflexivas relacionando nossa realidade à história, as tradições, o que são permitidas a elas naquela cultura, fazendo uma comparação entre as nossas crianças, pois aqui cada vez mais elas tem acesso a diversas áreas de conhecimento e são cada vez mais influenciadas ao consumismo. Podemos abordar os costumes, o respeito para com os mais velhos, pode-se trabalhar com os nomes, trabalhar a diversidade em relação ao cabelo, podem-se abordar de forma positiva valorizando as raízes africanas, utilização de pinturas e cores, corpo humano, meio ambiente, animais juntamente com leitura, escrita e oralidade. Para contextualizar a História de Bintou nas diferentes áreas, buscando o desenvolvimento das potencialidades, mantendo o olhar atento às necessidades e aptidões individuais, considerando que cada ser é único e aprende de formas e ritmos diferenciados, o que requer esforço para a compreensão das necessidades específicas de cada um, buscando atender ao perfil de cada necessidade. Na proposta RCNEI os conteúdos podem ser trabalhados prioritariamente na forma de projetos, jogos, brincadeiras, músicas e história.

O desenvolvimento das noções matemáticas desde a infância proporcionando conhecimento relativo a números, medidas, geometria e noções espaciais, temporais. Usando a ludicidade como recurso de ensino pode-se desenvolver atividades matemáticas na escola infantil, uma vez que estamos inseridos no universo dos números desde que nascemos. As crianças são capazes de desenvolver noções matemáticas mesmo antes de entrar na escola, as quais são proporcionadas pela brincadeira e jogos. Desde ainda muito pequenas devem ter contato com conceitos da matemática. Nesse período, as crianças devem encontrar o espaço para explorar e descobrir elementos da realidade que as cerca. A criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras para construir seu conhecimento acerca do mundo. Em ralação as tranças de Bintou, podemos trabalhar com a figura e pedir que os alunos observem quantas vezes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com