TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese Reflexiva Interdisciplinar " As Tranças De Bintou"

Casos: Sintese Reflexiva Interdisciplinar " As Tranças De Bintou". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O trabalho realizado e referente as disciplinas de Ensino e Alfabetização II, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino das Artes e Música e Ensino da Natureza e Sociedade. Que apresenta a história “As tranças de Bintou” e o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” como norteadores para uma produção reflexiva, apresentando diversos eixos que podem ser utilizados no trabalho do pedagogo. O texto apresenta diversas experiências científicas que integradas habilitam o pedagogo no seu trabalho, com a busca pela conexão dos conceitos e o desenvolvimento do raciocínio da criança e a diversidade de atividades que podem ser utilizadas no trabalho do pedagogo. Utilizando a interdisciplinaridade como forma de estudo e trabalho do pedagogo

Síntese Reflexiva

O texto apresentado é muito interessante pois trata de um leque de opções, formas de trabalho que o pedagogo pode utilizar e que são importantes para o bom desenvolvimento da criança, pensando principalmente na abordagem integrada da educação cientifica, buscando o desenvolvimento do raciocínio da criança, que agregado as atividades físicas, sensórias e emocionais a todo processo de aprendizagem, o que nos da tranqüilidade e clareza para a utilização de cada método abordado, pois consiste num currículo adequado, conectado a outros assuntos escolares. Toda as abordagens são importantes a que me chama atenção para ser trabalhada com a realidade do dia a dia da criança e a atividade com a experiência com alimentos , porque é um ato diário que as vezes nem nos damos conta que pode ser utilizado na sala de aula, consiste num prazer que todo ser humano experimenta diariamente e pode ser usado ao mesmo tempo na aprendizagem da criança porque esta relacionado as lembranças dos sentimentos associados ao alimento, que trabalhado na educação reforça a retenção de conceitos, com a inteligência sinestésica - corporal, que ao mesmo tempo e muito prazerosa para a criança.

Relacionando o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” com “As tranças de Bintou”. As tranças de Bintou pode ser utilizada em varias abordagens na educação sendo na literatura, na música na dramatização, nas atividades artísticas entre outras. As tranças de Bintou pode ser feito um trabalho interdisciplinar, no primeiro momento penso que poderia se trabalhado com a literatura fazendo a narrativa da história para as crianças e após trabalhar em cima da diversidade da cultura, etnias que temos na nossa sociedade falando especificamente sobre o respeito mutuo e as diferenças existentes em cada criança, sempre deixando a criança entender que ser diferente e normal, pois cada um é de jeito, modelo, tipo físico e que nunca seremos iguais cada um tem sua especificidade.

- Atividades práticas utilizando a historia de Bintou:

- Área da Natureza e Sociedade: que trata os “porquês” que Bintou faz durante a historia, tipo o porque ser diferente. Na atividade será exercitado o respeito as diferenças existentes entre os costumes , os valores e os hábitos de diversas grupos, famílias e povos como a família de Bintou , que decidiu que as crianças usariam apenas birotes em seus cabelos até se tornarem maiores para terem tranças.

* Após a leitura da história faria perguntas as crianças: - sobre o que eles acharam da história , se eles importante a aparência.

* Terminando as respostas avaliaria a participação de cada criança se tiveram interesse na participação da atividade proposta.

- Área da Artes e Música: visando que a história fala de uma menina negra ,usaria a valorização das etnias, falando da África e sobre sua cultura.

*Colocaria um CD com músicas africanas para as crianças dançarem e deixaria elas a vontade para se relacionarem enquanto ouvem a música.

*Questionaria se as crianças conhecem algum instrumento instigando a curiosidade para aprender.

*Avaliaria com a participação das crianças se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com