TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintexe Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou"

Trabalho acadêmico: Sintexe Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA - 5º SEMESTRE

APARECIDA FÁTIMA SATIRO GONZAGA

PRODUÇÃO TEXTUAL IINTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Síntese Reflexiva Interdisciplinar “As Tranças de Bintou”

SANTA LUZIA

2013

APARECIDA FÁTIMA SATIRO GONZAGA

Produção Textual Interdisciplinar Individual do 5º período semestre apresentado da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL

SANTA LUZIA

2013

SUMÁRIO

1. SÍNTESE REFLEXIVA................................................................................. 04

2. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES.................................................. 06

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................09

REFERÊNCIAS................................................................................................ 10

1. SÍNTESE REFLEXIVA

As experiências científicas integradas com as matérias do currículo podem possibilitar o aumento do desempenho mental das crianças. As atividades bem elaboradas e bem planejadas podem desencadear várias possibilidades de aprendizagem. Todas as informações que as crianças podem assimilar contribuem para o seu desenvolvimento intelectual. Nós quanto educadores temos que fazer com que percebam todos os conceitos que estão explodindo a sua volta.

A metodologia usada terá que ser boa o suficiente para que a criança aprenda diferentes conceitos visando o conhecimento amplo e o rompimento de barreiras entre as disciplinas curriculares. Não podemos esquecer-nos do aprofundamento e compreensão da relação teoria prática que muito contribuem para a formação crítica da criança. Cada criança tem a sua maturidade, o seu “despertar”, a sua própria hora para compreender e fixar na memória tudo aquilo que lhe é mostrado, ensinado.

Como aprendemos neste semestre, é preciso que tenhamos um ambiente alfabetizador adequado para que as crianças desenvolvam suas habilidades, tanto da leitura quanto da escrita, da arte visual ou corporal, conceitos matemáticos e etc. A percepção mental de cada uma é diferente em relação à outra. Temos que estar atentos em relação a estas percepções para que nossos alunos não sofram com a falta de entendimento e com o prazer de aprender. Usar metodologias antiquadras atualmente não é nada legal. Algumas são tão arcaicas que comprometem o desenvolvimento das habilidades intelectuais dificultando o assimilar do aprendizado das crianças diante das tecnologias atuais. Triste é saber que ainda existem alguns profissionais que as aplicam.

Na educação Infantil, o espaço é muito amplo para o desenvolvimento de práticas da aprendizagem. Acredito que a motivação é a principal arte a ser desenvolvida e aplicada pelo educador. Digo arte por envolver toda e qualquer motivação a ser aplicada por nós. Devemos usar o cotidiano para aproveitar situações propícias para o aprendizado dos nossos alunos. Se usarmos estratégias diferentes em cada currículo, com inúmeras ideias adequadas, poderemos ter a certeza da vitória na aprendizagem das crianças. Uma boa história que poderá ser usada para envolver estratégias diferenciadas dentro dos planos curriculares é “As Tranças de Bintou”. Esta história envolve o comportamento social de uma tribo africana, revelando suas culturas. Achei muito legal. Ela descreve coisas boas e bonitas, fala da natureza, da beleza das mulheres, dos enfeites em seus cabelos, envolve o convívio familiar, cita nomes de pessoas, etc. Há nesta história uma diversidade imensa para trabalhar com a educação infantil. O paladar e olfato, danças, artes visuais, etc.

Ela nos permite abordar componentes da identidade das crianças em suas diferentes fases da vida: a infância, a juventude, fase adulta e a velhice. Todo o jeito de se vestir, pentear os cabelos. Tudo pode ser comparado com a nossa cultura. O que é igual e o que é diferente. Os sonhos da Bintou. E os sonhos de cada criança e também os nossos sonhos de uma sociedade bem melhor graças ao aprendizado de nossas crianças.

2. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

Atividades que podem ser realizadas na educação infantil:

Natureza e Sociedade

Conteúdo:

Valorização da família e respeito à diversidade cultural.

Objetivos:

- Reconhecer-se como membro de uma família;

- Identificar graus de parentesco;

- Entender a importância da família;

- Contribuir para a autoestima da criança.

Recursos:

Papel, giz de cera, cola, retalhos para colar roupinhas e lãs para os cabelinhos, tesoura sem ponta.

Duração:

1 hora

Descrição da atividade:

Preparar o ambiente para contar a história “As tranças de Bintou”. Explicar os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com