TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Numeração Binário, Octal e Hexadecimal

Por:   •  14/5/2019  •  Monografia  •  3.472 Palavras (14 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

CLAYSON CESAR DA SILVA

NADIA MARIA DE ALMEIDA

RENATO PEREIRA

SPED

SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL

CUIABÁ – MT

2012[pic 2]

CLAYSON CESAR DA SILVA[pic 3]

NADIA MARIA DE ALMEIDA

RENATO PEREIRA

SPED

SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL

Monografia apresentada ao Curso de Ciências Contábeis do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura - ICEC, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientadora: Prof.(a) Kamila

CUIABÁ - MT

2012[pic 4]

CLAYSON CESAR DA SILVA[pic 5][pic 6]

NADIA MARIA DE ALMEIDA

RENATO PEREIRA

SPED

SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL

Monografia apresentada ao Curso de Ciências Contábeis do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura - ICEC, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

COMISSÃO EXAMINADORA

_________________________________________________

Prof.(a)

Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura – ICEC

_________________________________________________

Prof.(a)

Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura – ICEC

_________________________________________________

Prof.(a)

Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura - ICEC

Cuiabá, _____ de ________________ de 2011.

[pic 7]

[pic 8]

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis." (José de Alencar).

[pic 9]

[pic 10]

DEDICATÓRIA

                                           

                                                                      Queremos dedicar a nossa alegria e satisfação às pessoas que mais se empenharam em nos incentivar para que este trabalho se concluísse com êxito:  aos nossos familiares, esposa e amigos. Para eles não faltaram paciência e carinho,  dispensados, fazendo fluir inspiração e vontade de vencer.

[pic 11]

AGRADECIMENTOS

Agradeço ao principal criador do Universo e de tudo que existe nele, que é Deus, Senhor Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, por nos proporcionar saúde, virtude, educação, tolerância, sabedoria e perseverança.

À nossa família, somos agradecidos pelo amor, pelo carinho e pela paciência e dedicação dispensados, nesses longos meses e anos de estudos, exigidos para a minha formação. Eles merecem todo o nosso amor e respeito.

RESUMO[pic 12]

O presente trabalho foi desenvolvido através de pesquisas em revistas, livros, legislação e internet, discorrendo de forma breve, porém precisa, com exposição clara e despretensiosa a respeito do tema SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, abordando o seu conceito, aplicabilidade, vantagens, aspectos legais, projetos, serviços, e a relevância de um novo sistema no âmbito contábil, apresentando uma visão sistêmica do Programa SPED e tendências para os documentos fiscais eletrônicos. O SPED -  Sistema Público de Escrituração Digital faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes, sendo um tema discutido em vários fóruns de debates,  visto a contabilidade se encontrar em constante mutação e evolução, inerentes ao próprio processo social e econômico humano.

Palavras-chave: SPED. SPED Fiscal. SPED Digital. Projetos e Serviços. Legislação. Documentos Fiscais eletrônicos.

 

[pic 13]

SUMÁRIO[pic 14][pic 15]

INTRODUÇÃO

Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010). De modo geral, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.[1]

  • Iniciou-se com três grandes projetos: Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital e a NF-e - Ambiente Nacional. Encontra-se em ambiente de produção o que inicialmente fora chamado de EFD Pis-Cofins, o qual foi alterada a sua nomenclatura através da IN  1.252/2012 para EFD Contribuições, pois além do PIS-COFINS, fora inserido  a Contribuição Previdenciária incidente sobre as receitas. Atualmente está em fase de estudo o projeto o e-Lalur, EFD-Social e a Central de Balanços.
  • Representa uma iniciativa integrada das administrações tributárias nas três esferas governamentais: federal, estadual e municipal.
  • Mantém parceria com 20 instituições, entre órgãos públicos, conselho de classe, associações e entidades civis, na construção conjunta do projeto.
  • Firma Protocolos de Cooperação com 27 empresas do setor privado, participantes do projeto-piloto, objetivando o desenvolvimento e o disciplinamento dos trabalhos conjuntos.
  • Possibilita, com as parcerias fisco-empresas, planejamento e identificação de soluções antecipadas no cumprimento das obrigações acessórias, em face às exigências a serem requeridas pelas administrações tributárias.
  • Faz com que a efetiva participação dos contribuintes na definição dos meios de atendimento às obrigações tributárias acessórias exigidas pela legislação tributária contribua para aprimorar esses mecanismos e confira a esses instrumentos maior grau de legitimidade social.
  • Estabelece um novo tipo de relacionamento, baseado na transparência mútua, com reflexos positivos para toda a sociedade.

Segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), a sonegação no Brasil atinge 9% do PIB, somados aos tributos sonegados pelas pessoas físicas. Com os novos sistemas de controles fiscais, em 5 anos o Brasil terá o menor índice de sonegação empresarial da América Latina e em 10 anos índice comparado ao dos países desenvolvidos.[2]

Nesse sentido entendemos a princípio que, o Sistema Público de Escrituração Contábil (SPED) surgiu da necessidade de integrar as informações prestadas pelos contribuintes com o fisco brasileiro, onde o projeto, segundo especialistas, será uma das maiores revoluções digitais, no campo da contabilidade, já vistas no País. O SPED atua de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastro de informações fiscais na forma de lei ou de convênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (240.5 Kb)   docx (63 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com