TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de gestão econômica GECON, ABC e RKW como ferramenta de gerenciamento

Seminário: Sistema de gestão econômica GECON, ABC e RKW como ferramenta de gerenciamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Seminário  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão Econômica GECON, Sistema de Custeio ABC e RKW como Ferramenta de Gestão.

Gestão Econômica GECON e um modelo de mensuração de custos baseado em gestão por resultados econômicos. Também conhecido por Grid Economics and Business Models Works, Idealizado pelo Prof. Armando Catelli2 no final dos anos setenta vislumbrando a necessidade de adequação dos modelos da administração das organizações à realidade empresarial e também a ineficácia dos sistemas de contabilidade e de custos para o apoio do processo decisório.

Para implantação do Modelo de mensuração de custos GECON é necessário o uso de um aplicativo para controlar e mensurar os custos econômicos e financeiros da empresa.

Basicamente a apuração do resultado econômico de cada setor da empresa é comparado com o resultado de outros setores onde a análise de custos x resultados são fundamentais para busca de uma constante eficiência x eficácia nos processos.

Sua estrutura básica pode ser descrita como:

• Medida da Eficácia da Empresa.

• Processo de Geração do Lucro.

• Responsabilidade pela Geração do Lucro.

• Papel dos Gestores.

• Informação para Gestão.

• Aspectos Operacionais, Financeiros e Econômicos das Atividades.

O tratamento dos custos ABC surge juntamente com a necessidade das empresas buscarem a lucratividade.

É justamente esta busca por lucratividade que ocasionou a criação dos sistemas de custeio, que visam entre, outras coisas, o controle dos gastos com a produção. Um grande problema enfrentado pelos sistemas mais tradicionais, como o modelo por absorção ou por absorção com departamentalização, é a arbitrariedade na distribuição dos custos, principalmente dos custos indiretos, que ocasionam distorções nas informações que são utilizadas no processo decisório, e nesse sentido o custeio ABC surge como um modelo capaz de diminuir esta arbitrariedade.

A pesquisa desenvolveu-se através de um estudo de caso na empresa Ouriçar Veículos de Ourinhos, e através de entrevista e análise documental foi permitido criar um modelo de custeio adaptado as necessidades da empresa, permitindo uma gama muito maior de informações úteis para o processo decisório de seus administradores.

Ressalta-se, porém, que o sucesso desta implantação dependerá de como a empresa definirá seus direcionadores de custo para cada atividade e recurso utilizado.

E um processo de fixação do preço do produto com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles apresenta ,este método também as despesas que a empresa de custeio foi utilizado antes da determinação da legislação fiscal ,e sua principal vantagem era de que qualquer aumento de um item (custo ou despesa),seria possível calcular o seu efeito no preço final do produto.

No sistema RKW além dos custos são apropriadas as despesas aos produtos.

O sistema é simples, distribuem-se aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com