TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Organizacional

Casos: Sociologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

Organização enquanto sistema sociocultural

Organização, ou seja, um conjunto de pessoa para alcançar um determinado objetivo é um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão entre si relacionados por um consciente sistemático estabelecido em consecução de objetivos, mutuamente aceitos. Onde nela ha um intercambio de culturas e costumes que são divididas entre funcionários, fornecedores, empregadores, etc.

O grau de participação dos envolvidos demonstra o nível da organização, numa perspectiva sociocultural, pode se afirmar que uma organização é caracterizada pelo conjunto de papéis inter-relacionados a partir de redes de comunicação. A comunicação entre membros de uma organização esta ligada a pirâmide hierárquica, com a função de facilitar a troca de informações entre todos os membros da mesma.

Uma organização deve funcionar como um sistema vivo que existe num ambiente mais amplo do qual depende em termos de satisfação das suas várias necessidades e os seus profissionais devem funcionar como os órgãos que, em conjunto, trabalham para que a organização cumpra com os seus objetivos.

Existem várias variáveis que influenciam na Organização tornando ela um sistema sociocultural como:

Cultura: entendida a partir da análise das relações interpessoais em dado contexto organizacional, pois estas retratam o grau de formalidade e informalidade presentes no ambiente organizacional, denotando maior ou menor flexibilidade nas relações entre os seus membros, bem como seu nível de participação.

Clima Organizacional: é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia seu comportamento. É aquela "atmosfera psicológica" que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar. A forma como os colaboradores da empresa percebem o seu ambiente de trabalho.

Estrutura Organizacional: é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.

Esses fatores fazem da organização um sistema aberto onde há troca de informações de ambas as partes podendo a empresa se desenvolver e se adaptar de acordo com as necessidades dos funcionários e os funcionários se adequarem as regras e objetivos da empresa para que todos cheguem com êxito no objetivo final que é produzir e gerar lucros.

Em suma, uma organização é um sistema socialmente estabelecido pelo conjunto de valores expressos pelos indivíduos que dela fazem parte, sendo assinalados e transmitidos sucessivamente pelos mesmos, daí a importância e a responsabilidade diante de outros, das novas gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com