TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTASE REFLEXIVA INTERDICIPLINAR; As Tranças De Bintou.

Monografias: SÍNTASE REFLEXIVA INTERDICIPLINAR; As Tranças De Bintou.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 10

1 SÍNTESE REFLEXIVA........................................................................................ 3

2 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO........................................ 7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 9

REFERÊNCIAS...................................................................................................... 10

SÍNTESE REFLEXIVA

A educação consistia num processo de composições continua que, se inicia no interior do núcleo familiar, prosseguindo nas atividades desempenhadas pelo grupo social, conforme as potencialidades físicas e intelectuais da criança que vão se desenvolvendo. Cabe ao professor ou qualquer profissional na área da educação ter plena consciência de que suas atitudes e sua postura influenciam de forma direta no desenvolvimento e desempenho do aluno, pois ao assumirmos esse cargo de tamanha responsabilidade que é o ato de ensinar e educar assumiu também a responsabilidade de sermos base para que esses alunos tenham um futuro promissor, porque nessa fase de suas vidas que são as séries iniciais somos o seu espelho. Com projetos de experiências científicas em outras áreas do currículo ajudam as crianças a aumentarem seu desempenho mental, percebendo conceitos abstratos, constatando com a realidade de seu mundo familiar criando assim novos caminhos significativos de aprendizagem. Na época atual, em que a maior ou menor oportunidade de acesso ao conhecimento define muitas vezes o futuro de uma pessoa, as atividades com experiências científicas assumem cada vez mais uma posição de destaque. Organizar bem seu tempo, planejar de acordo com as necessidades de cada aluno, promover um ambiente de cooperação, reflexão e de aprendizado é essencial para avaliar constantemente os resultados alcançados.

O nosso trabalho tem por finalidade desperta o valor de emoção e socialização, resgatando valores. No espaço escolar são refletidas as ações e atitudes de intolerância e até mesmo agressividade que vivenciam na sociedade e que são representadas entre as crianças. Sabe-se que num certo espaço de tempo os primeiros anos de vida, a criança passa por diversas etapas física, mentais, sociais e emocionais, que são fundamentais ao seu desenvolvimento e que influenciarão na formação e desenvolvimento de sua personalidade, tornando-a um indivíduo único. Nos cinco primeiros anos de vida é que a criança começa a socializar-se, iniciando a vida em grupo e saindo do egocentrismo, aprendendo a interagir com outras crianças e nessas relações com grupo do qual pertence é que a criança internaliza valores, atitudes e conceitos.

Na realidade, muito frequentemente, a sociedade não utiliza toda a potencialidade da criança, e fecha os caminhos para a utilização de todas as suas possibilidades. É importante que a sala de aula seja um local agradável, gerador espontâneo de motivação ao conhecimento. Um local que não seja constrangedor, que poda o desenvolvimento do aluno, e sim, facilitador do seu crescimento pessoal. Arte é muito importante para o desenvolvimento psicomotor da criança, através dessa disciplina é que a criança aprende a demonstrar os seus sentimentos, aprende sobre a cultura do seu meio social e de outros lugares.

Sendo assim, a arte deve extrapolar as dimensões da escola ultrapassando a teoria do pensamento artístico. Toda cultura e todo o meio em que se vive têm suas próprias características, seus padrões, valores, normas, ideias e objetivos, que são transmitidos e reforçados para as gerações que nela vive. . A criança deve se sentir livre e a vontade, se sentir segura, o educador deve transformar a criança num ser curioso, despertar a sua imaginação e criatividade, assim sua criatividade e curiosidade se expandem para outras disciplinas.

Cada criança tem a sua própria personalidade, gostos, inquietações e dificuldades, nem sempre um método de ensino e aprendizagem que envolva a arte serve para toda a turma, é preciso que o educador esteja preparado para diferenciar os seus métodos. A criança nesta fase inicial vive em constante mudança, mas nem sempre conseguirá assimilar todas elas, assim o professor deverá fazer da criança uma peça a mais para a construção do seu próprio aprendizado. A música e a musicalização formam parte de um alicerce para o desenvolvimento da criança, tanto em sua inteligência, como na aprendizagem, no desenvolvimento linguístico, psicomotor e sócio afetivo, contribuindo assim para a harmonia pessoal, facilitando até mesmo a inclusão social. A música na educação, não é utilizada apenas para facilitar o processo de aprendizagem, mas também como uma ferramenta para tornar a escola um lugar mais alegre, criativo, harmônico e receptivo, para ampliar o conhecimento musical do aluno, pois música é um bem cultural. A música é considerada uma linguagem universal e nos permite tornar o ambiente educacional mais alegre e favorável à aprendizagem podendo ser usada para transformar o meio mais aconchegante para chegada dos alunos. Ela tem o poder de acalmar após atividades diminuindo a euforia, e pode ser utilizado também como um recurso no aprendizado de diversas disciplinas.

Já no contexto teórico, é que os trabalhos com jogos brinquedos e brincadeiras na área da matemática se fundamentam, pois ao jogar e brincar vários esquemas das funções psicológicas superiores, são acionadas: a linguagem, a memória, a atenção, à vontade, sentimento, assim como os valores e atitudes. As atividades humanas são mediatizadas pelos instrumentos de trabalho e os signos que representam a realidade, medeiam à atividade psicológica. Pensando no processo educativo escolar, o conhecimento do professor sobre o processo que a criança realiza mentalmente é fundamental. É intervindo, provocando, estimulando ou apoiando no momento adequado, que se torna possível trabalhar funções que ainda não se estruturaram. Entretanto, o que se verifica é justamente o contrário: o ensino comumente desenvolvido em nossas escolas é o nível restrito ao nível de desenvolvimento atual dos alunos. O amadurecimento das funções acima citadas é possível nas relações compartilhadas de aprendizagem. Os jogos matemáticos pode aproximar a criança do conhecimento científico, criando significados culturais para a aprendizagem dos conceitos matemáticos e a apropriação de novos conteúdos.

E baseados no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com