TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DO LIVRO POR QUE PLANEJAR? COMO PLANEJAR?.

Por:   •  1/7/2017  •  Abstract  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  3.875 Visualizações

Página 1 de 3

SÍNTESE DO LIVRO POR QUE PLANEJAR? COMO PLANEJAR?

Maximiliano Menegolla

Ilza Martins Sant’Anna

Segundo os autores, planejar é uma exigência do ser humano; é um ato de pensar sobre um possível e viável fazer. E todo e qualquer tipo de planejamento, inclusive o planejamento educacional, requer o conhecimento das necessidades reais, com objetivos definidos e significativos, determinação de meios e recursos possíveis, critérios e princípios de avaliação, de prazo e etapas estabelecidos para a sua execução.

No planejamento educacional o primeiro passo é fazer uma abordagem racional e científica dos problemas da educação em nível global, incluindo definição de prioridades e levando em conta a reação entre os diversos níveis do contexto educacional. Podemos ver com isso a necessidade da existência de planos educacionais de vários níveis (nível nacional, estadual, regional, comunitário e escolar), agindo diretamente sobre a pessoa, a fim de atender as urgências e atingir as grandes metas educacionais. Esse deve ser o seu grande objetivo. Assim a escola pode e deve elaborar os seus planos curriculares, partindo da orientação dada pela lei ou pelos sistemas, com a finalidade de atender as características locais e as necessidades da comunidade.

Quanto aos professores e alunos o planejamento serve para que ambos desenvolvam uma ação eficaz de ensino e aprendizagem. Pois o plano é um roteiro de uso diário na sala de aula; é um guia de trabalho; é um manual de uso constante; enfim, é um roteiro que direciona uma linha de pensamento e ação e quem decide o seu modelo são os objetivos dos alunos, do professor e as possibilidades de executá-lo numa determinada classe, considerando a sua realidade.

Em seguida os autores apresentam a importância do currículo escolar, que possui um sentido bem mais amplo do que ser apenas a relação das disciplinas ensinadas na escola. O currículo é algo abrangente, dinâmico e existencial. Ele é entendido numa dimensão profunda e real que envolve todas as situações circunstanciais da vida escolar e social do aluno. E os elementos que fazem parte integrante do plano curricular são: os resultados da sondagem, os conteúdos, os procedimentos, os recursos e o processo de avaliação, sendo que todos eles devem estar intimamente relacionados com os objetivos.

O livro traz o conceito de plano de curso como uma organização de um conjunto de matérias, que vão ser ensinadas e desenvolvidas em uma escola, durante um período relativo à extensão do curso em si, exigido pela legislação ou por uma determinação explicita, que obedece a certas normas ou princípios orientadores. Mas é necessário estabelecer uma distinção entre plano de curso e plano de disciplina. O fato é que, os professores não fazem o plano de curso porque ele já existe na escola, é aquele elaborado quando o curso foi implantado. Por sua vez, o plano de disciplina é bem mais especifico, sendo relativo a uma disciplina ou parte dos conteúdos desta mesma disciplina. Portanto, os planejamentos relativos às disciplinas não são planejamentos de curso, mas de disciplinas.

Ao planejar a disciplina e os seus conteúdos, o professor sempre deve ter em mente que os conteúdos são meios para atingir os objetivos, pois eles não são fins. Portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com