TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR "AS TRANÇAS DE BINTOU"

Artigos Científicos: SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR "AS TRANÇAS DE BINTOU". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre o livro literário “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”. O livro conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. Quando a avó Soukeye de Bintou vem lhes visitar e também para participar do batizado de seu irmão, fala-lhe sobre as questões de como as mães pararam de deixar que as meninas tenham cabelos longos. Então ela resmunga porém conforma-se, demonstrando assim respeito com a fala de sua avó. Mais tarde torna-se a heroína da história por salvar os dois amigos. Entretanto, no final da história ela fica feliz com seus cabelos enfeitados por belas fitas coloridas com conchinhas, ela sente-se realizada, pois sem preconceitos nem resistências mesmo se tratando de uma menina pequena. O percurso a ser trilhado neste trabalho habilitará a desenvolver e aplicar habilidades fundamentais para a docência numa perspectiva critica, baseada no processo reflexivo e na compreensão do educador como sujeito ativo mediador no processo ensino-aprendizagem.

2. DESENVOLVIMENTO

SÍNTESE REFLEXIVA

No texto “As Tranças de Bintou”, destacamos características interessantes, as quais abordam diferentes temas, principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva. O texto fala sobre situações que surgem no decorrer do processo de crescimento e da pluralidade cultural africana. A História permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos. A elaboração da Síntese Reflexiva Interdisciplinar estabelece relações teóricas e metodológicas entre o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e a história “As tranças de Bintou”, no qual o objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas e, possibilitando ainda o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática que contribui para uma formação crítica, estimulando a criatividade e promovendo uma integração dos saberes. A História permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos.

O texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” nos mostra que quando se introduz estilos de aprendizagem diversificados, associados às experiências científicas, as crianças absorvem informações de maneira que retém o conhecimento transmitido através desses conteúdos. A relação existente entre o texto e a história de Bintou está na literatura infantil, que amplia os conceitos científicos, associando-os à linguagem e imagens. Analisando o texto científico nota-se que se associá-lo em outras áreas da educação ajudaremos as crianças a se desenvolverem melhor, tanto em seu aspecto psíquico, físico e intelectual, pois se o currículo estiver enriquecido de diferentes aprendizagens o desenvolvimento das crianças acontecerá de forma mais prazerosa, o que fará com que elas fiquem mais interessadas em aprender.

Este tipo de texto mostra diferentes formas de ciência, então podemos agregá-lo com matemática, música, literatura, arte, entre muitas outras. Ao associarmos experiências científicas nas diferentes áreas da educação estamos colaborando para que as crianças aprendam de formas diversificadas, e desenvolvam seus talentos intelectuais com mais prazer, pois cada criança tem o seu talento, e, eles não são iguais, por isso ao agregar diferentes formas de ensinar, facilitará o aprendizado da criança, fará com que ela aprenda com mais facilidade, que respeite as diferenças, e também aceite as mesmas, porque não devem existir distinções devido às diversidades, todas as crianças têm direito à educação como consta no texto, existem inúmeras formas de ensinar, utilizando experiências diferentes, com crianças diferentes em cada área da educação, assim podendo ensiná-las o princípio e respeito às diferenças. Considerando as reflexões acerca da história “As Tranças de Bintou” e do texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” descrevo abaixo atividades práticas relacionadas com a história literária para cada eixo das disciplinas.

Para a área de Sociedade e natureza: promover um desfile com a turma, tendo como objetivos, trabalhar a diversidade, debater sobre as diferenças e possibilitar o reconhecimento e valorização da identidade. Solicitar previamente que as crianças tragam roupas que elas utilizem no dia a dia, pentes, escovas para cabelo, enfeites, etc. Organizar a turma para assistir ao vídeo “As Tranças de Bintou”. Promover um debate sobre as diferenças de cada um, ao final organizá-los para o desfile com diferentes vestimentas, penteados, etc. Avaliar observando a participação, interesse e execução .

Atividade proposta para Artes e Música :trabalhar a musicalidade e as cores. Levar para a sala um tambor, papel de diferentes cores e texturas, latas de leite em pó vazia, cola, tinta, tesoura, etc. Ao contar a história destacar o instrumento a ser explorado, fazendo a socialização do tema. Apresentar o tambor e permitir sua exploração (cores, som, textura, forma, etc.) Organizá-los para confecção de seus tambores utilizando as latas: forrando, pintando, colando, desenhando e experimentando sensações. A avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com