TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese: Física das Radiações: Uma Atividade com Enfoque CTS

Por:   •  24/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CURSO: FÍSICA LICENCIATURA - DIURNO

DISCIPLINA: UNIDADES DE CONTEÚDO DE FÍSICA II

ACADÊMICO(A): DANIELA ANDRIGHETTO

CARDOSO, S. P. Física das radiações: um enfoque CTS para alunos do ensino médio da área industrial. Rio de Janeiro: UFRJ / IF, 2017.

CARDOSO, S. P; VIANA, D. M.; CARDOSO, S. C. Física das radiações: uma atividade com enfoque CTS. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF 2017.

O texto “Física das radiações: uma atividade com enfoque CTS” de Cardoso (2017), apresentado durante o XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, traz um relato de experiência sobre uma sequência de estudos com os conceitos da Física das Radiações, aplicada a alunos do curso técnico em Mecânica do CEFET/RJ, abordados através do tema Acidente Radiológico de Goiânia, em uma abordagem CTS.

Com a justificativa de que conceitos fundamentais da Física das Radiações são utilizados na industria, futuro local de trabalho dos jovens. Desta forma o trabalho busca discussões sobre os impactos do desenvolvimento da ciência e tecnologia na sociedade.

De outra maneira, as radiações ionizantes e não ionizantes estão presentes diariamente em nossas vidas, seja por fontes naturais atmosféricas ou elementos/substâncias radioativas ou ainda, desde a descoberta dos raios-x em 1895, pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen. Desde então, muitas tecnologias foram desenvolvidas e aprimoradas a partir do conhecimento e uso de tais fenômenos físicos.

Apesar do tema CTS Acidente Radiológico de Goiânia não aparecer de forma explícita no trabalho, já que as autoras denominam Física das Radiações como tema, a leitura, por mim realizada, permitiu ampliar meu horizonte de possibilidades de temas CTS.

Pois tal tema agrupa várias habilidades como, compreensão básica de termos conceitos científicos da Física das Radiações; compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos, políticos que circundam sua prática; e entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com