TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou"

Artigo: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre a história “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”. As Tranças de Bintou conta a história de uma menina chamada Bintou que sonha em ter tranças, mas de acordo com sua tradição as crianças não podem usar tranças e sim birotes que é um meio de amarrar os cabelos, somente ao ficarem moças poderão usar as tranças. Já no texto Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem fala das experiências científicas integradas com as diferentes áreas do currículo como uma possibilidade de enriquecimento da aprendizagem e melhor desempenho mental das crianças.

2 DESENVOLVIMENTO

Na história de Bintou a personagem não se conforma e questiona porque não pode ter tranças. É ali que entra a figura da pessoa mais experiente da família a avó. Pois assim como nas experiências científicas o aprendizado passa de geração em geração e é aperfeiçoado com o tempo. É preciso manter um elo entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiências científicas como um apoio à prática educativa. O principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribuem para uma formação crítica da criança. Neste sentido percebe-se o quanto o campo de conhecimento pode ser amplo, com uma diversidade capaz de intensificar em cada um sua melhor atuação, é de extrema importância fazer com que o conhecimento seja visto com toda essa diversidade de expressões, para que também possa haver respeito pelo desenvolvimento de cada um conforme a suas capacidades e maturidade cognitiva. De acordo com o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” à medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros aumentando a retenção de conceitos. Com essa integração se propõe que o conhecimento seja exposto de forma mais abrangente e que possa com isso facilitar a sua aquisição de maneira mais prazerosa, para que estabeleça uma aprendizagem interativa, ampliando assim a visão de mundo. Seja na vida cotidiana como o caso de Bintou ou na vida acadêmica que valoriza mais as experiências científicas. Ensinar de forma contextualizada e global com atenção e respeito à diversidade dos alunos requer atividades didáticas que incentivem trabalhos coletivos onde sejam valorizadas as trocas e ao mesmo tempo consideradas as especificidades de cada um dos envolvidos.

Com base na história de Bintou podem-se propor algumas atividades práticas dentro das seguintes áreas do conhecimento: Natureza e Sociedade, Artes e Música, Ensino e Alfabetização e Matemática. “As tranças de Bintou” mostra uma possibilidade de abordar o tema de forma positiva e construtiva, favorecendo o conhecimento de culturas de povos da África. O destaque é para as tranças de Bintou, num percurso de vida das pessoas que habitam a região, na visão da menina que queria ter tranças. Essa história permite abordar componentes da identidade das crianças desde as diferentes fases da vida: infância, juventude, fase adulta, velhice e as características de cada uma, as possibilidades e limites das mesmas, além de comparações entre culturas e povos: as meninas brasileiras podem usar tranças, mas nas terras onde Bintou mora, ela precisa ter certa idade para fazer o penteado que tanto sonha. No continente africano também existem muitos rituais que têm o cabelo como referência. No caso da história na cerimônia de batismo do irmãozinho de Bintou, o cabelo da criancinha é raspado. A figura dos mais velhos como portadores de sabedoria também é destacada. É a avó de Bintou que decide sobre o seu penteado e ainda não chegou o momento de ela usar tranças. E mesmo tendo sido prometido, sua avó lhe dá de presente o sonho que sonhou de enfeites coloridos.

ATIVIDADES PRÁTICAS:

1ª Natureza e Sociedade:

Conteúdo: Diversidade Cultural

Objetivos: Aprender a conviver com as diferenças, conhecer outras culturas, evitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com