TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou

Trabalho Escolar: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  2.811 Palavras (12 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 12

SÍNTESE REFLEXIVA

Analisando “Uma abordagem integrada da aprendizagem”, percebemos o quanto o campo de conhecimento pode ser amplo, com toda uma diversidade capaz de intensificar em cada um sua melhor atuação, é de extrema importância fazer com que o conhecimento seja visto com toda essa diversidade de expressões, para que também possa haver respeito pelo desenvolvimento de cada um conforme a suas capacidades particulares. Os conhecimentos abrangem vários aspectos, e se integram como podemos ver no texto abordado:

Ao integramos experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças a aumentarem seu desempenho mental, Á medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros aumentando a retenção de conceitos.

Com essa integração se propõe que o conhecimento seja exposto de forma mais abrangente e que possa com isso facilitar a sua aquisição de maneira mais prazerosa, para que estabeleça uma aprendizagem interativa e não enfadonha, ampliando assim uma visão de mundo e conceitos, com isso fortalecendo elos, dispondo sugestões, ampliando fatores psicológicos e físicos, trabalhando um todo nas diversas formas de aprender.

Para que aja uma aprendizagem integra deve se estabelecer os elos que ligam vários conhecimentos sendo assim de noções matemáticas que se desenvolve com musicais e artes, literaturas que se envolvam na observação de ambientes, e assim sempre estar aberto a usar o cotidiano e instrumentos diversos em favor dessa aprendizagem ampla que se torna cada dia mais abrangente e importante, pois o mundo requer essa amplitude, uma visão de aspectos diversos se faz cada vez mais necessário em um cenário competitivo, que contudo busque não estabelecer competidores mas sim cooperadores que compreendem que através das diversidades possa haver respeito e interação.

Os seguimentos de ensino no texto referido propõem atividades bem interessantes que com certeza sugere um desenvolvimento envolvente para a aprendizagem criativa, como as atividades artísticas, que sugerem musicais e literatura com dramatização e assim também para movimentação criativas que envolvem exercícios físicos entre outros conceitos para estimular a criatividade:

O pensamento criativo é estimulado quando utilizamos estratégias de final aberto que reestruturem os conceitos em novas associações. O uso da visualização e imaginação faz com que os conceitos científicos sejam testados e esclarecidos, revertendo-se eventos, separando se idéias para criar soluções fantásticas e vendo-se as idéias através de novas perspectivas. Essas são atividades que incentivam a flexibilidade na troca de estilos de pensamentos racional e intuitiva, podendo estimular um novo interesse pelo assunto cientifico em questão. Atividades de pensamento criativo fazem uso da inteligência intrapessoal.

E para que aja essa abordagem integrada da aprendizagem é preciso estar atento as atualidades e buscar ser criativo, dinâmico, intercalando as disciplinas e também o histórico de conhecimentos pré estabelecidos, como o texto destaca sobre uma área de conhecimento muito importante que é o que já está estabelecido antes mesmo da interação em um sistema de ensino, os conceitos anteriores do ambiente escolar, fazendo assim que aja uma troca de experiências importante para que o desenvolvimento aconteça de forma diversa, pois a verdadeira integração não restringe o que está pré estabelecido e sim une a esses conhecimentos um método para a continuação da aprendizagem e um alicerce bem formado na educação infantil.

Projeto de Ensino

A história “As tranças de Bintou” nós proporciona uma análise reflexiva sobre vários aspectos, mostrando fatos ricos da cultura africana, transmitindo a importância para os dias atuais sobre toda uma diversidade cultural e física, compondo a estrutura do trabalho analisado no texto anteriormente comentado, sendo assim pode ser uma história ótima para se trabalhar de inicio a questão da literatura e os temas culturais para natureza e sociedade, artes e músicas, mas que pode ser o ponto de partida para ampliar e elaborar atividades com outro tema do conhecimento como a matemática.

Seria interessante contar a história “As tranças de Bintou” e depois disso utilizar no decorrer do trimestre trabalhando uma área de cada vez e enriquecendo os alunos o máximo possível sobre a reflexão que a história transmite, sempre passando a compreensão das diferenças e semelhanças que a história tem com cada um dos alunos.

A literatura seria a primeira etapa de se trabalhar a historia de Bintou, pois a história deve ser contada primeiro para depois surgir as atividades que integrarão no decorrer dessa diversidade de conhecimentos, na literatura a criança ficará a parte de todo um contexto a ser trabalhado e assim prosseguir na busca de outros conhecimentos. Ao ler história na educação infantil é extremamente necessária pois as crianças se envolvem na história com muita alegria e concentração, a história deve ser lida e depois recontada com alguma dramatização ou recursos como fantoches para que a criança memorize melhor cada ocasião.

Ler histórias para crianças, sempre, sempre... É pode sorrir com as situações vividas pelas personagens, com a idéia do conto ou com o jeito de escrever do autor, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento... É possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos.

Vemos através dessa citação que a história de Bintou é ideal para analisar conflitos e soluções, e depois disso unir conhecimentos necessários sobre a alfabetização e letramento como deixar que as crianças manuseiem o livro e reflitam sobre as imagens, a partir daí elaborar atividades que incluam o nome da personagem bem como outros que aparecem na história e a relação com o título do livro.

Para natureza e sociedade, buscar conceitos da concepção, da origem africana e seus costumes, transmitirem os aspectos importantes da cultura afros e como a menina da história nos passa as maneiras dela ser com o modo de vestir e se pentear, interagindo com seu meio, os seus familiares, suas amizades, a festa em questão, e através disso propor uma roda da conversar para que as crianças se expressem mostrando a semelhança e diferenças com a personagem, passando assim uma analise sobre as ciências humanas. ”(...) a abordagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com