TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese da série O começo da Vida - 1° ep

Por:   •  30/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  1.292 Visualizações

Página 1 de 3

Isabela de Araujo Bortoli

1° Fase

Síntese da série: O começo da Vida

1° episódio – O bebê fantástico

                                       Cascavel, 2017

Síntese: O começo da Vida – 1° episódio – Bebê Fantástico

Direção: Estela Renner

O bebê é um ser biopsicossocial, mesmo na gestação os bebês estão tendo algum aprendizado, o sistema nervoso já está registrando as vibrações do ambiente. Os bebês precisam de estímulos, mas entendem muito do que acontece.

A infância tem reflexo na vida adulta, por isso a educação é muito importante, assim todos são relevantes no desenvolvimento de uma criança.

“Os registros emocionais tanto para o bem quanto para o mal tem um peso muito maior nesse período, é um momento de formação, de criação, de estrutura da pessoa”, diz Estela, relatando a importância dos primeiros anos de vida de uma criança.

Esse documentário foi gravado em nove países: Brasil, China, França, Itália, Argentina, Estados Unidos, Quênia, Índia e Canadá. Mostra famílias de culturas, etnias, classes sociais e formação muito diferentes, mas todas com o objetivo de dar amor e carinho aos seus filhos.

Antigamente pensavam que os bebês nasciam como tabulas rasas, ou seja irracionais, e hoje pode dizer-se que já nascem sabendo de muitas coisas que estão ao seu redor, se aprende muito mais rápido do 0 aos 3 anos de vida. Nos primeiros anos as estruturas cerebrais estão se desenvolvendo e esperando que o ambiente ao redor mostre como determinada cultura funciona, está sendo formada sua autopercepção.

Quanto mais alto o investimento em um bebê melhor será o retorno, pois brincar também é aprender, dar espaço para que eles soltem a imaginação, é a melhor experiência para eles, não é necessário um quarto de brinquedos, brincar com terra, folhas, galhos, objetos pela casa, já é uma grande iniciativa para que eles se arrisquem a aprender coisas novas, mesmo errando a maioria das vezes, seguem em frente, tentando e aprendendo.

“Se sua vida é plena de abuso, experiências assustadoras, ameaças e desnutrição, tudo isso põe em perigo o desenvolvimento do cérebro”, diz Patricia K. Kuhl, a neuroplasticidade refere-se a capacidade do sistema nervoso mudar, adaptar-se e moldar-se com experiências ao longo do tempo, por isso se um bebê não tem uma infância agradável, leva isso para a vida adulta, afetando o sistema nervoso e tendo complicações, por exemplo se uma criança passa os primeiros anos de vida em uma instituição onde a maior parte do tempo não tem contato com o ambiente, ao cresceram será mais difícil de se relacionar, principalmente com seus pares, pois não tiveram amo e carinho quando bebês.

A figura paterna para um bebê representa a ideia de que não existe um mundo além da mãe, mesmo sendo natural a criança ter um vinculo maior com a mãe, pois é ela que carrega o bebê durante nove meses, e é ela quem passa a maior parte do tempo cuidando, mesmo assim a figura paterna não é dispensável.

Todo tipo de amor dado a um bebê é importante, mesmo com as dificuldades que essa mãe carrega na vida, a única coisa importante para ele vai ser a mãe.

“Você é o primeiro professor, são as coisas que vêm de graça: suas palavras, seu amor, sua brincadeira, é a conexão que você constrói entre você e seu filho que faz toda a diferença do mundo. Isso cimenta o caminho para o sucesso e na vida, e é com você”, Patricia K. Kuhl.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com