TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TELHADO VERDE: Projeto arquitetônico de redução dos efeitos das mudanças climáticas em áreas urbanas

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.670 Palavras (15 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 15

TELHADO VERDE: Projeto arquitetônico de redução dos efeitos das mudanças climáticas em áreas urbanas.

                       Paulo Ricardo de Andrade Galvão

Estudante; UNISUAM; Matrícula: 13200971; paulo.galvao.oliveira88@gmail.com

Rodrigo Silva Balcão

Estudante; UNISUAM; Matrícula: 12103756; rodrigobulcao2@gmail.com

        

Resumo

Devido às transformações da natureza, principalmente a deterioração das condições ambientais em que se trata a degradação ambiental causada por agentes poluidores, como os gases nocivos, resíduos líquidos e sólidos que podem afetar o ar, a água e o solo. O resultado desse processo de degradação do meio ambiente, traz problemáticas para a população, tais como, problemas respiratórios, aumento da sensação térmica e o aumento do escoamento superficial, que gera alagamentos e transtornos em certas áreas urbanas.

Ter um telhado verde, além de proporcionar economia ao proprietário do ambiente, proporciona também aos frequentadores melhor qualidade de vida por estarem em um ambiente mais natural. A aplicação do projeto, contribui para as cidades urbanas, no combate às ilhas de calor, através da redução local da sensação térmica de temperatura, além de diminuir os efeitos causados pelas enchentes, retendo a água de chuvas torrenciais.

Embora tenha muitas vantagens, o custo é alto para se ter e manter um telhado verde, por esse motivo foram criadas leis de incentivo à criação do telhado verde, gerando descontos em impostos relacionados ao imóvel.

Neste projeto fizemos algumas mudanças na sua construção do telhado verde, substituindo os materiais tradicionais por novos materiais moderno de alta tecnologia, mais resistentes e que prolongam a vida útil, além de otimizar a sua duração.

 

Palavras-chave

Telhado verde. Degradação Ambiental. Economia. Qualidade de vida.

Abstract

Due to the transformations of nature, mainly the deterioration of environmental conditions in which environmental degradation caused by pollutants such as harmful gases, liquid and solid wastes that can affect air, water and soil are treated. The result of this process of degradation of the environment, causes problems for the population, such as respiratory problems, increased thermal sensation and increased runoff, which generates floods and disturbances in certain urban areas.

Having a green roof, in addition to providing economy to the owner of the environment, also gives visitors a better quality of life because they are in a more natural environment. The application of the project contributes to urban cities, combating heat islands, by reducing the local temperature sensation, as well as reducing the effects caused by floods, withholding water from torrential rains.

Although it has many advantages, the cost is high to have and maintain a green roof, so laws have been created to encourage the creation of the green roof, resulting in tax rebates related to the property.

In this project we have made some changes in its construction of the green roof, replacing traditional materials with new high-tech, more durable and durable materials, and optimizing its durability.

Key-words

Green roof. Environmental Degradation. Economy. Quality of life.

1 INTRODUÇÃO 

        No telhado verde é aplicado o uso de solo ou substrato e vegetação sobre uma camada impermeável, geralmente instalada na cobertura de residências, fábricas, escritórios e outras edificações.

Uma boa razão para a utilização de telhado verde é o combate ao efeito de ilhas de calor nas grandes cidades. Materiais tradicionais de construção armazenam a radiação solar e reemitem essa radiação na forma de calor, tornando as cidades até 17°C mais quentes (DORNELLES, K.A., 2007). O telhado verde também contribui para aumentar o isolamento térmico das edificações. Um estudo conduzido pelo Environment Canadá Found demonstrou uma redução de 26% na necessidade de resfriamento artificial nos dias quentes, e uma redução de 26% na perda de calor nos meses de inverno. Estes valores representam uma economia considerável de energia empregada para conforto térmico nas edificações (PIERGILI, 2007).

Enquanto os ambientalistas buscam alternativas para diminuir os efeitos da poluição e ampliar as áreas verdes nos centros urbanos, uma das soluções sustentáveis pode ser o inovador telhado verde, que é uma opção estética a qual oferece conforto térmico e reduz os impactos ambientais (VILELA, 2011).

2 DESENVOLVIMETO TEÓRICO

É na camada de substrato e de vegetação que se pode definir o tipo do telhado verde a ser usado. De acordo com Kibert (2008), os telhados verdes são geralmente classificados como extensivos e intensivos. Os sistemas extensivos são definidos por possuir baixa manutenção, são tolerantes à seca e possuem características de auto-semeadura, ou seja, exigem pouca ou nenhuma irrigação, adubação e manutenção. Os tipos de plantas adequadas para este sistema são as nativas, principalmente em locais de condições de seca. No entanto, no Brasil alguns estudos com tipos de plantas constataram que as plantas exóticas, que se encontram adaptadas ao meio, também podem ser usadas – desde que estas também possuam características de pouca manutenção e raízes pouco agressivas. Já os sistemas intensivos são definidos por alta manutenção, pois é possível a criação de jardins com terraços e espelhos d´água, além de incluir gramados e vegetações de médio e grande porte, como arbustos e árvores. Os sistemas intensivos são muito mais complexos e pesados do que os extensivos e requerem maior investimento e manutenção.

2.1 Os benefícios do telhado verde

Efeito estufa, aquecimento global, ilhas de calor, enchentes e alagamentos são fatores que contribuem para mudanças climáticas conhecidas por todos os viventes do planeta. E é assim, com um problema que nasce o Telhado Verde (ver Fig.1), onde sua implantação trará benefícios ambientais, como: Absorção do calor de até 50-80%, economia na energia elétrica, umidificação do ar, retenção de 70% da água da chuva, retenção de poeira e fuligem, estética, além de uma nova área de lazer (Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (655.7 Kb)   docx (581.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com