TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.771 Palavras (20 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

HISTÓRICO DA PSICOLOGIA

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Elabore um quadro histórico identificando as principais ideias dos filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles. Você pode pesquisar em outras fontes.

R: Sócrates estudava o limite que separa o homem dos animais. Para ele a principal característica humana era a razão que permitia se sobrepor aos instintos, base da irracionalidade.

Platão que era discípulo de Sócrates e definiu a cabeça como lugar onde a razão “habitava”. Concebia a alma separada do corpo e quando alguém morria, o corpo desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.

Aristóteles discípulo de Platão e foi um dos mais importantes pensadores da história da Filosofia. Ele postulava que a alma e o corpo não se dissociavam. O homem tinha alma racional e função pensante.

2. Na Idade Média, a igreja exerce um papel de domínio, pois ela toma a responsabilidade de sistematizar e organizar a doutrina cristã. Dois pensadores que se destacam nas discussões sobre a alma são Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Apresente as principais ideias desses dois grandes filósofos.

R: Santo Agostinho defende que a marca original do homem é sua tendência para o pecado original, a busca egoista di desejo de posse e de prazer. Também estabelece a distinção entre corpo e alma. Esta última imortal por ser elemento que liga o homem a Deus. E para o homem se encontrar com Deus ele tem que se livrar das coisas mundanas e carnais.

Tomás de Aquino afirmava que Deus e somente ele seria capaz de reunir a essência e a existência. Admitia a possibilidade da busca pelo conhecimento por meio dos sentidos, além das verdades da fé.

3. De acordo com a história, o século XV marcou um período de transformações radicais na Europa, desencadeando um processo de valorização do homem. Pesquise sobre esse período e argumente sobre tais mudanças e suas implicações para a educação.

R: O processo educacional no Brasil dos séculos XV ocorreu dentro do contexto europeu da Contra Reforma religiosa, o movimento surgido como refluxo às ideias reformistas de Martinho Lutero. Lutero discordou das práticas religiosas de Roma, em sua época, e propôs abordagens alternativas que foram bem recebidas pelas classes dominantes de então, já que vislumbraram uma forma de, assim, reduzirem a influência do poder de Roma sobre seus interesses e domínios.

A contra Reforma, por sua vez, foi acolhida por aqueles governantes que se apoiavam no poder de influência da religião, que emanava de Roma. Portugal e Espanha foram expoentes desta prática.

O procedimento educacional ocorreu genericamente através de duas abordagens: pacificação e cristianização dos habitantes nativos (os índios), que foram vistos como mão-de-obra gratuita para a exploração das riquezas da terra; e educação dos colonos e de seus filhos. Filhos de colonos e de índios compartilhavam a escola nos níveis básicos de instrução. Entretanto, os filhos dos colonos podiam continuar estudando até níveis superiores de educação, caso desejassem e se enquadrassem nos padrões exigidos para os níveis superiores. Os temas abordados pela educação do contra Reforma eram muito regulados pela Igreja para evitar questionamentos quanto aos dogmas aceitos, principalmente na área de Ciências da Natureza, que passava por grande turbulência criadora e descobridora, nos territórios que acolheram a Reforma. No Brasil, os jesuítas abordavam a filosofia, as letras, as ciências sob vigilância dogmática de Roma, e a teologia.

  1. Explique as principais contribuições da Psicologia quanto à compreensão sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana.

         R: A Psicologia estuda o desenvolvimento humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional, social e moral, desde o nascimento até a fase adulta.
Compreendendo os processos de desenvolvimento humano, podemos conhecer as características comuns de cada faixa etária ,entender suas formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo.
Destacamos dois termos importantes no desenvolvimento humano: a maturação e o crescimento. O crescimento do corpo ou vocabulário de uma criança (em termos de quantidade), e maturação refere-se a mudanças quantitativas, aspecto do desenvolvimento, resultante de modificações estruturais e funcionais que possibilitem comportamentos crescentemente complexos.

5. De acordo com o texto, algumas escolas em Psicologia deram origem às teorias que temos hoje. Caracterize as abordagens abaixo, evidenciando seu posicionamento individual:

a) Funcionalismo

b) Estruturalismo

c) Associacionismo

d) Behaviorismo

e) Psicanálise

f) Gestalt

g) Construtivismo

Estruturalismo: é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou do modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações. que veio a se tornar um dos métodos mais extensamente utilizados para analisar a língua, a cultura, a filosofia da matemática e a sociedade na segunda metade do século XX. Entretanto, "estruturalismo" não se refere a uma "escola" claramente definida de autores, embora o trabalho seja geralmente considerado um ponto de partida. O estruturalismo é mais bem visto como uma abordagem geral com muitas variações diferentes. Como em qualquer movimento cultural, as influências e os desenvolvimentos são complexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (408.8 Kb)   docx (109.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com