TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.325 Palavras (18 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ[pic 2]

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO: 

ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h

Acadêmica: Patrícia da Silva Vera Cruz

UNIDADE 1

ARTE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. A partir das discussões empreendidas no fascículo, argumente sobre a importância da arte no universo escolar (mínimo de 10 linhas).

 A arte tem papel fundamental na educação, é por meio do estudo da arte que a criança faz a relação da fantasia com a realidade, uma vez que, a troca de experiências que ocorre no ambiente escolar mostra que cada indivíduo compreende a mesma coisa de maneira diferente, construindo o próprio conhecimento, isto é, seu ponto de vista.        E o ambiente que favorece o ensino ad arte é o escolar, pois é na escola que você aprende os conceitos científicos, é visível a oportunidade que a escola propicia para os alunos a relação com as artes, de forma que teriam alunos que jamais teve acesso a uma obra de arte ou mesmo aos conceitos sobre formas de artes, é na escola que esse aluno tem o conhecimento mesmo que seja básico.

 O ensino de Arte é tão importante na vida dos alunos ou dos seres humanos em geral, que o contato direto com a arte fará com que o aluno tenha uma experiência de aprendizagem mais ampla, mais avançada, pois traz a tona o sonho a sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.

 

2. Entre os desdobramentos dos conceitos de arte estão a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica. Explique cada uma delas, citando exemplos.

        Arte erudita cria obras de valores universais, é fruto do trabalho de grandes artistas que possuem conhecimentos técnicos e formais apurados. As obras eruditas são marcos de determinadas épocas e trazem reflexões acerca dos modos de expressão plástica e de inovações conceituais. Arte erudita ou de elite é que oferece uma interpretação do significado da existência humana de forma complexa, com linguagens complexas, que se dirigem a um público restrito;

        Arte popular: é aquela em que o artista aprende seu ofício como escultura, modelagem e outros, sem terem freqüentado escolas de artes. Mas criam obras de reconhecido valor estético e artístico. A arte popular é intuitiva e trata de valores locais, regionais; representam crenças, lendas, costumes típicos de determinada cultura. Arte popular ou folclórica, que são as tradições coletivas nacionais populares que pertencem à classe trabalhadora. Elas traduzem a visão de mundo e os sentimentos coletivos do grupo no qual tem origem e para o qual se destina, conferindo uma forma de identidade cultural aos grupos e é uma força de conservação da cultura tradicional. O artista popular traduz o universo no qual ele vive, seu dia-a-dia humilde e, muitas vezes, difícil.

         Arte de massa ou cultura de massa é financiada por empresas que fazem tanto as reproduções simplificadas das obras da arte erudita como também compram para produção em escala industrial as obras de artistas individuais e as destinam ao mercado de consumo em larga escala. "Assim, por exemplo, o bumba-meu-boi ou o frevo são folclore; o samba de morro e o rap (quando não são apropriados pelas empresas de cultura de massa) são populares; um quadro de Van Gogh ou de Tarsila do Amaral são eruditas; a música sertaneja (que imita a música country norte-americana), a música discoteca, a música dos DJs, a maioria dos filmes, as novelas de televisão, etc. são de massa."

3. Pautado em sua resposta anterior, sobre os três tipos de produção artística, responda: Em sua opinião qual tipo de arte geralmente é priorizado pela escola? Evidencie seu posicionamento.

        Partindo do pressuposto que a escola é reprodutora da sociedade, vejo no ambiente escolar a mesma cultura popular que há na sociedade, uma vez que a escola traz, ou melhor, dizendo absorve toda a forma de criação cultural da população, de forma mais clara posso exemplificar, por exemplo, o professor vai trabalhar o dia da consciência negra com apresentações culturais e deixa que apresente “CUDURO” como representação africana é trabalhar a arte erudita na escola? As músicas e danças são apenas reproduções do dia a dia do aluno, podemos ver também do lado da formação do professor que por sua vez também não tem formação para tal trabalho na escola com as artes erudita, o professor faz sim a tentativa de trabalho com as artes eruditas por meios de quadros de artistas ou músicas, mas o que prevalece é a arte popular ela é de fácil acesso e é a representação social principalmente das escolas públicas, então o tipo de artes que a escola mais trabalha é a popular a folclórica.

4. Como era desenvolvida a arte na pré-história?

        A chamada arte pré-histórica é o que podemos assemelhar com produção dita artística do homem ocidental dos dias de hoje feito pelos humanos pré-históricos, como gravuras rupestres, estatuetas, pinturas, desenhos. No período conhecido como paleolítico superior a artes era desenvolvida através de desenhos nas pedras e paredes das cavernas e os artistas que pintavam tão gravuras possuíam vários privilégios, pois havia a idéia de que  era algo que poderia acontecer como algo místico.

5. Na Antiguidade, a arte envolveu diferentes culturas: egípcia, grega, romana, cristã primitiva, bizantina e islâmica. Selecione e compare três dessas culturas típicas da Idade Antiga.

  •  Islâmica: engloba a literatura, a música, a dança, o teatro e as artes visuais de uma ampla população do Oriente Médio que adotou o Islamismo.
  •  Grega: uma arte mais ligada a inteligência, pois seus reis eram seres inteligentes, que se identificavam única e exclusivamente a proporcionar bem estar ao povo grego.
  • Egípcia: no antigo Egito as obras de arte possuíam forte caráter religioso e funerário. Essas características podem ser explicadas em função da crença que os egípcios tinham na vida após morte. Há representações artísticas de deuses, faraós e animais explicadas por textos em escritas hieroglíficos.

6. Qual foi o papel da Igreja Cristã na produção artística medieval? Responda, diferenciando a arte na Alta Idade Média e na Baixa Idade Média.

        Na alta idade Média prevaleceu foi o estilo romântico onde a pintura e a escrita eram usadas para representar passagem bíblica. Na Baixa Idade média predominava o estilo gótico que tinha como significado a proximidade com o céu, ela expressava a busca pelo realismo utilizava a variação de cores e a expressão do sentimento tendia para o renascimento cultural, mas conservando ainda imagens do cunho religioso. Então o papel da igreja cristã na produção artística medieval foi altamente com objetivo religioso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (412.4 Kb)   docx (133.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com