TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Técnico em secretária escolar

Por:   •  2/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  1.866 Visualizações

Página 1 de 7

   

[pic 1]

PORTFÓLIO

CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

ALUNA: SUZANA DA GAMA MATA

  TURMA: TSE2016.1A


[pic 2]

Apresento este Portfólio de Conclusão do Módulo II do Curso Técnico em Secretaria Escolar, realizado Pelo Senac Rio. Após a conclusão do módulo III serei qualificada (o) com Auxiliar de Secretaria de Educação Superior.


As visitas Técnicas para atendimento às atividades propostas foram realizadas no período de 22/03/2017 a 22/03/2017, conforme relatórios assinados em anexo, na seguinte instituição de Ensino:

Faculdade Senac Rio, situada na rua santa luzia nº 735, bairro Cinelândia cidade Rio de Janeiro estado RJ, autorizada pelo Ato Autorizativo nº 03.672.347/0095-59


[pic 3]

APRESENTAÇÃO.................................................................2

AGRADECIMENTO...............................................................5

AÇÃO INTEGRADORA 1.......................................................6,7 E 8

AÇÃO INTEGRADORA 2.......................................................9 E 10

PLANEJAMENTO...................................................................11 E 12

CONCLUSÃO..........................................................................13

ANEXO....................................................................................14

[pic 4]

Quero agradecer primeiramente a Deus por tudo que tens feito por mim, por me permitir chegar até aqui, agradecer aos meus familiares que sempre torcem por mim, aos meus amigos que ganhei nessa turma TSE 2016.1a verdadeiramente vocês são uma família, nota 1000!!! E aos tutores que nos acompanharam até aqui, obrigada pela paciência, presteza e fazer que acreditemos em nós mesmos, obrigada porque hoje levo em minha vida o “Aprender Fazendo”.

AÇÃO INTEGRADORA PASSO 1

[pic 5]

A nossa rotina de secretária, é bem apertada, são muitas tarefas para resolver o tempo todo e se não houver um planejamento eficaz do tempo, pode comprometer e muito nosso dia que já não é fácil pode virar um caos.

Cada secretária tem a sua rotina de tarefas, afinal, nos mudamos conforme o setor que trabalhamos.

Para nós, dominar as técnicas de secretaria é fundamental. Para conseguir planejar e executar as atividades do dia é preciso adotar algumas técnicas importantes como:

Checklist

O checklist é uma lista de verificação. Nele é possível relacionar todas as atividades e os materiais necessários para executar determinada tarefa. Ele deve ser conferido diversas vezes durante o dia, garantindo que nenhum item passe despercebido e você acabe esquecendo-se de realizar alguma tarefa importante.

Follow-up

É uma técnica de acompanhamento que complementa uma agenda. Ele deve ser utilizado sempre, por exemplo, quando você for fazer uma lista de assuntos pendentes. Para ficar mais fácil, separe por prazos a serem cumpridos, como: assuntos a resolver amanhã, semana que vem, daqui a quinze dias.

A secretária além de acompanhar todas as suas tarefas, ainda precisa acompanhar as tarefas de seu executivo, sua equipe, equipes de outras áreas, então, como o follow-up fica mais fácil organizar e lembrar todos os assuntos. Algumas coisas que podem ser guardados no follow-up:

Cartas, memorandos, e-mails e lembretes manuscritos que aguardam uma resposta;

Faturas, contas e anuidades a pagar;

Lembretes ou controle para renovação de assinaturas;

Respostas de assuntos que estão em andamento;

Compromissos assumidos com novos clientes;

Contratos a serem assinados;

Assuntos a serem resolvidos na próxima reunião;

Telefonemas pendentes que aguardam um retorno;

Reuniões e visitas que precisam ser marcadas.

Instituição visitada para a conclusão deste trabalho:

FACULDADE SENAC RIO.

Em visita a faculdade Senac Rio foi perguntado ao secretário: Por que e como planejar suas atividades de secretário?

Resposta: o planejamento é ideal e bom para cumprir prazos de emissão de registro, diplomas, e etc. e as demais demandas dentro de uma secretaria.

O Senac tem um sistema próprio para essa organização chamada gestão a vista, uma operação dentro da secretária, proporcionando aos profissionais da secretaria a realização de um trabalho com excelência.

Qual o sistema curricular adotado?

O SENAC trabalha por competência.

A Secretaria, coordenada por um Secretário, onde suas atividades são diárias tendo por finalidade todo o serviço do expediente, escrituração, arquivo e controle da vida escolar do estabelecimento.

O Secretário é responsável pela organização, registro, guarda e escrituração escolar, assegurando a verificação da identidade de cada aluno, a regularidade e autenticidade de seus estudos.

O Secretário acadêmico é um profissional de vital importância para o estabelecimento de ensino. Suas atribuições incluem atividades essenciais como: indicar aos diretores atitudes a serem tomadas; receber a comunidade; analisar os documentos do estudante e verificar se há irregularidades; estabelecer ação conjunta com a orientação pedagógica, age como gestor, gera relatórios, cuida de toda a vida do aluno.

A mais essencial tarefa do secretário escolar consiste em efetuar, adequadamente, os registros do aluno desde seu ingresso na instituição de ensino. Todo o controle de prazos acadêmicos deve estar sob o controle desse profissional, que manterá atualizados os registros de frequência e avaliação no arquivo escolar. Dados referentes às ementas das disciplinas, aos planos de curso e às informações acadêmicas e curriculares dos professores ficam arquivados e confiados aos cuidados do secretário escolar. Em caso de manutenção desses dados armazenados de forma digital, é necessário ter atenção para a sua constante recuperação (“back up”) e o controle do acesso às alterações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (313.5 Kb)   docx (351.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com