TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc De Diagnostico Organizacional

Dissertações: Tcc De Diagnostico Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.796 Palavras (8 Páginas)  •  1.100 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera UNIDERP

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO/T.C.C.

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

RELATÓRIO 2 – ENTREGA NA N1 – 5º SEMESTRE

1. ELEMENTOS INTRODUTÓRIOS

1.1- Apresentação

Esse trabalho foi desenvolvido inicialmente para termos o conhecimento do

que se significa o Diagnóstico Organizacional dentro de uma empresa.

Esse diagnóstico tem como objetivo identificar a verdadeira situação da empresa em todos os setores seja ela de pequeno ou grande porte.

Nessa primeira etapa não será usado nenhuma empresa especifica, será mais o entendimento, sendo que na segunda parte entrará a empresa assim informado no relatório 1. Onde poderemos colocar em prática o que todo o conhecimento aqui adquirido.

2.0- Fundamentações Teórica

2.1 -Diagnostico Organizacional – Conceito

O conceito de Diagnóstico Organizacional é um processo de consultoria que tem como objetivo organizar as condições necessárias para o desenvolvimento e melhorias de modo que seu desempenho atinja níveis satisfatorios de eficiência e eficácia nas empresas.

Esse diagnóstico é importante para os setores onde se necessita serem solucionados os problemas encontrados, para que assim possam usar de objetivos e metas que direciona a organização. Esse conceito em Diagnostico pode e deve ser usado em qualquer tipo de empresas desde os menores até as de grandes portes.

Oliveira (2004) diz que um diagnóstico organizacional corresponde à primeira fase do processo de qualquer planejamento e procura responder à pergunta básica; ``qual é a real situação da empresa, quanto a seus aspectos internos e externos?

Conforme explica Motta (1991) ``mudança é qualquer alteração no status como alteração de estrutura, da tecnologia, ambiente físico ou das pessoas de uma organização, para sobreviver melhor no seu ambiente.

O diagnóstico ajuda a identificar os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades da empresa.

2.2- Objetivos de um diagnosticam Organizacional

O diagnóstico Organizacional é de muita importância para a capitar informações das empresas, com o intuito de conhecer sua realidade interna e projetar o perfil dessa organização, estipulando um plano a se seguir, para que o empresário tome conhecimento de tudo. O objetivo também é descobrir a situação da empresa para indicar as soluções adequadas e de melhoria dos resultados. Assim os objetivos do diagnóstico organizacional são os seguintes:

- Descobrir fatores de eficácia da organização;

- Analisar a estrutura e identificando suas partes positivas e as negativas;

- Analisar os comportamentos num todo, na motivação, produtividade, satisfação das pessoas na organização;

- Achar a melhor alternativa para as soluções e desempenho da empresa.

O Diagnóstico Organizacional nos permite analisar as empresas nas seguintes áreas: geral, financeira, recursos humanos, produção, vendas e marketing e sistema de informações.

2.2.1 -Modalidades de Diagnósticos Organizacionais

As modalidades são: Gera, financeira, produção, marketing e vendas e sistemas de informação.

2.2.2- Diagnóstico Geral

É a modalidade mais completa e abrangente, pois examina todas as funções gerenciais e áreas da empresa. A base de análise são os números, os fatos, os dados contábeis e financeiros. O produto do diagnóstico é um relatório completo com um plano de ação, para serem resolvidas, de uma vez por todas, as questões relevantes.

2.2.3 - Diagnóstico Financeiro

É importante para o diagnóstico empresarial, porque permite ao administrador analisar a entrada e a saída de dinheiro durante um determinado período, possibilitando se necessário às ações de medidas antecipadas. A modalidade financeira é importante porque ela que mostrará o futuro da empresa.

Lawrence (2000, p.34)``pessoas em todas as áreas de responsabilidade: contabilidade, análise de sistema de informação, administração geral, marketing e produção necessitam de um atendimento básico a respeito de administração financeira. ´´

Novamente Lawrence (2000, p. 33) ´´O campo das financias é amplo e dinâmico.Ele afeta a vida das pessoas e das organozações.

A importância da gestão financeira depende também do tamanho da empresa, por exemplo, em pequenas empresas o movimento das finanças é feito pelos departamentos de contabilidade e já nas grandes empresas possui um departamento separado ligado direto ao diretor da empresa.´

2.2.4-Recursos Humanos

Esse diagnóstico procura verificar as principais funções exercidas pelo nesse setor procurando mostrar a importância desse departamento em qualquer empresa.

Segundo Chiavenato (1999, 9.8)``a (ARH) é a função na organização que está relacionada com a provisão. Treinamento, desenvolvimento motivação e manutenção dos empregados. ´´

Toledo diz (1986) ``segundo a qual Recursos Humanos seriam o ramo de especialização da ciência da Administração que desenvolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade".

Dessa forma, a adoção do Gerenciamento de Pessoas será o grande diferencial entre as empresas, visto que, cada vez mais, o bom atendimento aos clientes internos e externos, a racionalização dos custos, o cuidado com os bens da empresa produtos, insumos e ativos e a permanente motivação de seus Recursos Humanos serão condições básicas de sobrevivência num mercado cada vez mais competitivo e globalizado

2.2.5- Diagnóstico da Produção

A produção é uma área da administração geral, é nela que se trabalha: previsão, planejamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com