TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Recrutamento E Seleção

Casos: Tecnicas De Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 10

ATPS

Disciplina:Técnicas de Recrutamento e Seleção

Tutora a Distancia Jurema Tussi Cunha

Carla Alves Araujo – RA 5740171037

Carolina Baltazar – RA 6306186352

Izabella Baltazar Marcelino – RA 5734157482

Vivian Colassante Nascimento – RA 5740172734

CAMPINAS / SP

2013

INDICE

Introdução .............................................................................................Pág. 03

Conceito de Recrutamento e Seleção .................................................... Pág. 03

.Conceito de Mercado de Trabalho ....................................................... Pág. 03

Conceito de Mercado de Recursos Humanos ........................................ Pág. 03

Justificativa da contratação .................................................................... Pág. 04

Descrição do cargo ................................................................................ Pág. 05

Fontes de Recrutamento a serem utilizadas ........................................... Pág. 06

Anúncio do cargo ................................................................................... Pág. 08

Elenco de competências do cargo .......................................................... Pág. 08

Sugestão de dinâmicas em grupo .......................................................... Pág. 09

Considerações finais ...............................................................................Pag. 11

Bibliografia ............................................................................................ Pág. 12

1. INTRODUÇÃO

A Agencia de Empregos ICAVICA vem através deste documento, apresentar a empresa Brasil Confecções dirigida e pelo Sr. Armando, uma proposta para a contratação de um Analista de Recursos Humanos.

Tal contratação se faz necessária tendo em vista que a Brasil Confecções (fundada em 1999) ao longo destes 14 anos, se tornou uma das principais empresas fabricantes de EPI´s fazendo com que sua produção seja também exportada para o mercado Internacional (EUA e Europa).

Esta contratação visa atender as necessidades da empresa na área de Gestão de Pessoas, bem como manter e aumentar sua competitividade.

Para tanto, apresentamos a seguir todas as informações pertinentes a esta contratação, bem como sua fundamental importância para a empresa.

A. Conceito de Recrutamento e Seleção

Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. Esse recrutamento requer um cuidadoso planejamento.

B. Conceito de Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação.

C. Conceito de Mercado de Recursos Humanos

Mercado de Recursos Humanos refere-se ao conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, habilitadas ao cargo. O mercado de trabalho e o mercado de RH se entrelaçam, de forma a apresentar vagas e candidatos disponíveis para o recrutamento e seleção de pessoal.

2. DESENVOLVIMENTO

A. Justificativa da contratação

As empresas estão sendo cobradasa cada dia que passa por melhores resultados, por produtos com maior qualidade, por inovação surpreendente, por um atendimento ao cliente estonteante, por respeito aos prazos pactuados, por melhores preços, etc.

O consumidor de hoje é uma pessoa dotada de um poder decisório que até então, na história do homem moderno, nunca se tinha visto ou imaginado. O poder de barganha do consumidor do terceiro milênio é capaz fazer de sua empresa a mais admirada do mercado, como também pode fazer com que ela conheça um grande fiasco empresarial.

A concorrência entre as organizações faz com que as empresas optem por inovação, qualidade, preço justo, crédito e recursos humanos capacitados e talentosos o suficiente para dar conta a essa nova equação do mercado.

Assim, atrair as pessoas certas, pelo custo certo, na hora certa é o resultado de um sistema de recrutamento eficaz.

No passado, contratava-se um profissional de qualquer área, observando-se sua experiência profissional, sob o aspecto técnico, para ocupar o cargo em aberto.

Hoje, isso não é mais assim, na maioria das organizações. As áreas de recursos humanos mudaram muito esse paradigma, por entenderem modernamente que mais que um profissional qualificado tecnicamente, a empresa precisa de pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento.

Ter só preparo técnico hoje em dia não quer dizer muito. É importante, mas não é o que faz a diferença na hora da contratação.

Selecionar pessoas é comparar seres completamente desiguais. Para tal, o profissional de recursos humanos deve cercar-se de cuidados, para diminuir a subjetividade na hora da comparação.

Ficar atento ao mercado de trabalho é fundamental. Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão “mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com