TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia aplicadas a educação

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Tecnologias Aplicadas à Educação

Nome

Karina Brandão da Silva

RA

6267246083

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Tecnologias Aplicadas à Educação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Tecnologias Aplicadas à Educação apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 4]

Introdução

O seguinte trabalho tem como objetivo mostrar o que é inclusão digital que tem como finalidade incluir todas as pessoas no mundo do mais chamados tic (tecnologia da informação e comunicação) mostrando que não é preciso alfabetizar mais sim tentar dar uma condição melhor de vida a cada uma dessas pessoas. Hoje em dia a tecnologia se torna parte da nossa vida vemos como exemplo :comprar roupas, sapatos, fazer transferências bancarias, hoje tudo isso pode ser feito via internet sem ter que sair de casa  outro exemplo importante é fazer faculdade e se comunicar com outras pessoas  pela    internet , tudo que poderíamos ter presencialmente temos na internet com a mesma qualidade e com a oportunidade de estar presente sem estar no lugar o mundo da inclusão digital vem ajudar a melhorar a qualidade de vidas das pessoas que de alguma forma não puderam ter esse conhecimento tentar incluir essas pessoas na sociedade digital que de alguma forma foi excluída .Dando conhecimento adequado para poderem ter a oportunidade de procurar empregos, ver jornais informações , e-mails , sem precisar de outras pessoas. Pois para o mundo a tecnologia não é necessária mais sim essencial.

Benefícios da Inclusão Digital

A inclusão digital é a tentativa de incluir todas as pessoas no mundo da tecnologia mais antes disso devemos pensar em inclusão social pois para incluir pessoas na tecnologia digital devemos ter equipamentos, profissionais adequados para ensinar não adianta tentarmos incluir sem dar condições adequadas todos, nós somos iguais independentes de condições, raça ou religião. Hoje em dia muitas escolas ainda estão excluídas da era digital pois muitos professores faltam na capacitação, com isso o educador não tem conteúdo adequado para passar para seus alunos no ambiente escolar fazendo com que os alunos percam totalmente o aprendizado. Assim muitos não têm o conhecimento e não buscam melhoria de vida para seus alunos fazendo com que eles percam totalmente o interesse de usar os novos equipamentos fazendo os deixar em lugares não apropriados e sem utilidade. A inclusão digital veio não para apenas alfabetizar mas para dar melhoria de vida para as pessoas que não tem o conhecimento, conhecimento esse como utilizar o computador para achar oportunidade de empregos, achar informações do dia a dia, ver jornais entre outros. Os beneficios são muitos como por exemplo jogos de raciocínio logico, pesquisas sobre lugares entre outros. Cabe ao professor incluir a todos mas oferecendo um aprendizado de qualidade ao qual tenha equipamentos adequado e lugar pois para o mundo a tecnologia não é necessária mais sim essencial pois tudo em nossa vida envolve a tecnologia.

Estratégias de ensino-aprendizagem com o uso de recursos audiovisuais

  Diante da proposta feita pelo educador oque comprometeu sua estratégia do processo de ensino e a aprendizagem foi não ter planejado o que iria ser proposto para seus alunos ele deveria ter planejado, pesquisado o tema e aplicado primeiro em sala com livros, imagens entre outros. O educador poderia utilizar recursos de áudio visual sim mais de forma resumida assim todos iriam prestar atenção e assimilar o conteúdo porque iria ser curto e de fácil entendimento. Quando pensamos em aplicar recursos áudio visual em sala de aula devemos pesquisar vários temas e saber o que vamos aplicar pois esses recursos são como uma nova linguagem não adianta pegar um tema e aplicar sem explicar e sem resumir o essencial é interagir com os alunos fazendo com que ele possa ver e ao mesmo tempo argumentar com o educador tirando dúvidas e o educador fazendo perguntas pois assim o aluno vai se interessando cada vez tendo interesse de ver para poder responder. O professor nesse sentido é o mediador do conhecimento e tem como obrigação transmitir para seus alunos de forma única em que todos entendam muitas vezes os alunos em sala de aula na lousa e no giz eles não entendem e não tem interesse diferente dos áudios visuais pois tem outra linguagem ajudando o aluno com vídeos, pesquisas, jogos entre outros. Na minha opinião o educador em seu processo aprendizagem deveria pesquisar o tema que vai ser aplicado ao seu aluno e aplicar de forma diferente com o uso do filme de forma resumida e rápida com imagens mostrando um pouco do conteúdo e um pouco na lousa pois assim não fica chato e o aluno vai se interessando, pois, o mesmo tema é aplicado de formas diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (344 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com