TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Aplicada a Aegurança Pública

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

Faça a leitura do artigo Tecnologia de ponta a serviço da segurança pública, disponível em: http://www.amazonas.am.gov.br/content/uploads/2012/02/4Tecnologia-de-ponta-a-servi%C3%A7o-da-seguran%C3%A7a-p%C3%BAblica.doc..

Segundo este artigo, verifica-se o interesse na melhoria da qualidade da prestação do serviço de provimento de Segurança Pública em duas frentes: uma através da atualização tecnológica das corporações prestadoras do serviço, e outra através da atualização da metodologia de atuação.

Percebe-se, também, a preocupação em atender as novas expectativas da sociedade quanto aos seus agentes de Segurança Pública pela implantação de metodologias de policiamento comunitário, aproximando cada vez mais o cidadão comum da estrutura do Estado.

Sobre esse artigo e o que você estudou na unidade de aprendizagem, responda as questões a seguir:

Questão 1:

A comunicação entre os agentes segue um padrão diferenciado da comunicação convencional por causa, principalmente, das suas necessidades diferenciadas das soluções ofertadas comercialmente. No entanto, de acordo com a reportagem há a utilização de um mecanismo de comunicação pouco comum em viaturas, mas plenamente justificado pela abordagem metodológica de prevenção aplicada em Manaus. Explique de qual forma de comunicação estamos falando, sua relação com a metodologia em questão e quais problemas ela pode vir a causar. (2,5 pontos)

R: A comunicação de dados na atividade de Segurança Pública visa produzir mais informação automática , diminuir períodos, facilitar operações e organização, colhetar, transferir, gerar dados e principalmente consultar os dados, seja de um indivíduo, de um grupo, entre outras finalidades . As tecnologias da comunicação influenciam positivamente na mobilidade dos agentes, na comunicação , vigilância , computação e processamento de dados , na identificação civil e na investigação criminal, contribuindo muito no enlace de informações mesmo havendo grandes distâncias , os sistemas de comunicação de voz , vídeo e dados via RF , sistemas troncalizados ,transceptores e antenas representam um grande avanço tecnológico , porém a influência negativa é a dependência dessas ferramentas e tecnologias para exercer seu papel na sociedade , todo sistema tem suas limitações e falhas , será que esses sistemas que desenvolvemos ou simplesmente adquirimos podem desencadear problemas políticos ou sociais (política da privacidade) ? , devem-se criar leis para que tal tecnologia auxilie o setor de Segurança Pública, respeitando os limites de sua finalidade operacional, administrando de forma correta e profissional os recursos disponíveis, protegendo dados pra não cair em mãos erradas, a inovação tecnológica da comunicação de dados vieram para solucionar problemas. Porém todo cuidado é pouco se tratando de segurança da informação. A informação não deve interferir na privacidade individual, para não infringir a liberdade social .

Questão 2:

A biometria foi a resposta da ciência à necessidade de se identificar de forma inquestionável os indivíduos. Atualmente, a principal forma de identificação civil são as impressões digitais. Tanto que ela consta em vários documentos que possuímos, como o Registro Geral (RG) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A reportagem acima fala de inserção de um ponto biométrico nas viaturas para identificação dos suspeitos. Descreva como poderia funcionar o sistema, quais suas necessidades e qual a sua vantagem sobre a identificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com