TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: Academia Via Forma

Artigos Científicos: Estudo De Caso: Academia Via Forma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO3

2DESENVOLVIMENTO4

2.1MARKETING I4

2.1.1Cite as Ações e explique como será desenvolvida4

2.2MARKETING II4

2.2.1Público-alvo de uma academia4

2.2.2Definição de “SERVIÇO”4

2.2.3INSEPARABILIDADE dos Serviços5

2.2.4INTANGIBILIDADE dos Serviços5

2.2.5PERECIBILIDADE dos Serviços5

2.2.6Cuidados com relação ao serviço prestado em academia5

2.3PESQUISA DE MERCADO6

2.3.1Qual a importância da pesquisa realizada pela academia? E poderia ter feito diferente?6

2.3.2Como a academia poderia ter se preparado melhor para os desafios?6

2.4NEGOCIAÇÃO6

2.4.1Principais situações de conflito vivenciadas pelos sócios da academia6

3CONCLUSÃO7

REFERÊNCIAS8

 INTRODUÇÃO

O exercício físico tem um papel importante desde muitos anos atrás, e ao longo dos anos vem mostrando um aumento significante, onde as pessoas não estão apenas preocupadas com a questão da estética, mas também na questão de saúde.

Estudos mostram que as pessoas estão se preocupando mais em ter uma vida mais saudáveis e com uma qualidade de vida melhor.

DESENVOLVIMENTO

A academia surgiu de uma idéia do médico Ronaldo oncologista em abrir uma empresa que tivesse alguma relação com saúde. A oportunidade apareceu depois de falar com seu irmão formado em educação física.

Depois de muitas pesquisas teve a idéia de abrir uma academia, onde compartilhou a idéia com um colega de trabalho e o convidou para se tornar sócio. Os dois resolvem procurar um terceiro sócio, onde convidaram um amigo de infância Márcio que aceitou o convite, completando assim a sociedade.

O público alvo, eram pessoas pertencentes às classes A e B e, alugaram uma casa e contrataram arquitetos para realizar a reforma na casa. Logo de início começaram a aparecer os primeiros problemas, o tempo de obra e despesas acima da provisão inicial,

Em 13 de outubro de 2003 a porta se abre ao público, com o valor da mensalidade de R$ 120,00 reais, com sala de musculação, sala de ginástica com aulas de dança, alongamentos e yoga, uma sala para aula de bike indoor, Outros problemas apareceram, quando os sócios não estavam se entendendo e receberam outros tipos de propostas, por final Ronaldo passou a ser o único proprietário. Ronaldo contratou uma empresa para fazer uma pesquisa de satisfação dos clientes.

Com a intenção de entender mais sobre o assunto Ronaldo decidiu estudar pós em marketing, onde conheceu esposa Andrea e futura sócia administrativa da academia, após a saída de seu irmão decidiram contratar um conhecido chamado Zico, e optaram em setorizar (marketing, financeiro, administrativo) e padronizaram a marca, cores e uniformes e investiram em pessoal. Procurando sempre o diferencial entre outras academias, teve-se uma preocupação com a limpeza, como normalmente as academias têm um odor forte de suor, o cheiro bom, eles utilizaram um borifador de ambientes com essência.

A preocupação atual está em disponibilizar um espaço maior na sede ou uma nova unidade para que as pessoas tenham um espaço para fazer seus exercícios e para que a academia possa crescer e oferecer mais aulas.

Atualmente a academia tem uma média de 380 alunos e uma mensalidade de R$160,00 reais, o público é 70% feminino, o maior pico é a segunda e terça-feira em horários diferenciados.

MARKETING I

Cite as Ações e explique como será desenvolvida

A satisfação dos clientes é a meta mais importante, fidelizar e aumentar os números de clientes. Quando se tem uma empresa em que preze o cliente com um ambiente agradável e funcionários bem preparados, você terá clientes fieis que não desiste e que é a melhor propaganda que uma empresa pode ter, pois trará mais clientes e sempre falará coisas boas sobre a empresa.

MARKETING II

Público-alvo de uma academia

Existem vários tipos de públicos, os que praticam porque gostam praticá-lo, outros porque necessitam do exercício para garantir um bom desempenho, tem o público que precisa controlar o peso corporal, outros que praticam por causa da qualidade de vida melhor, alunos que vem por indicação médica e por fim, pessoas que vem a academia para se relacionar.

Definição de “SERVIÇO”

Com origem no termo latim servitĭum, a palavra serviço define ação de servir ( estar sujeito a/ser prestável alguém por qualquer motivo, fazendo aquilo que essa pessoa quer ou pede). É um conjunto de atividades realizadas por uma empresa para responder as expectativas e necessidades do cliente, por isso serviço é definido sendo um bem não material.

O marketing de serviços pode ser definido com o conjunto de atividades que objetivam a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a obter e servir a demanda por produtos e serviços, de forma adequada, atendendo desejos e necessidades dos consumidores e ou usuários com satisfação, qualidade e lucratividade.

INSEPARABILIDADE dos Serviços

A inseparabilidade se da pela conexão física entre o prestador de serviço com o serviço que é prestado, com o envolvimento direto do cliente no processo de produção do serviço, e o envolvimento de outros clientes no processo.

Os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente, o que implica numa grande interação entre fornecedor e cliente. Tanto o prestador de serviços quanto o cliente afetam o resultado do serviço. A inseparabilidade dos serviços significa que estes não podem ser separados de seus fornecedores, sejam eles pessoas ou máquinas, se um colaborador do prestador de serviço é quem fornece o serviço, então este colaborador é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com