TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Trabalho De Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

área de Formação da ONG Parceiros Voluntários tem como objetivo aportar conhecimento, metodologias e recursos sobre voluntariado organizado e gestão das organizações da sociedade civil para a Rede Parceiros Voluntários e para as comunidades, através da produção, sistematização e disseminação dos seus principais conceitos - Responsabilidade Social Individual, Voluntariado Organizado, Gestão, Responsabilidade Social Empresarial e Redes de Cooperação - contribuindo, assim, para a melhoria das comunidades. A formação está diretamente relacionada à ampliação do Movimento de Voluntariado, através da mobilização e apoio às comunidades envolvidas, através de capacitações e seminários.

Visão, Missão e Valores

Visão

Ser um movimento disseminador da cultura do voluntariado organizado no Brasil, visando pessoas, comunidades e uma Sociedade mais solidária.

Missão

Potencializar o desenvolvimento humano, por intermédio do voluntariado organizado, para a solução das demandas sociais da comunidade.

Crenças e Valores

Toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial

A filantropia e o exercício da cidadania, pela prática do voluntariado, são indispensáveis para a transformação da realidade social.

O voluntariado organizado é a base do desenvolvimento do Terceiro Setor.

Todo trabalho voluntário traz retorno para a comunidade e para as pessoas que o realizam.

A prática do princípio da subsidiariedade é indispensável à autonomia das comunidades para seu desenvolvimento.

O desenvolvimento sustentado é alcançado pela interação entre os sistemas econômico, ambiental e social.

Gestão

A ONG Parceiros Voluntários acredita no sucesso de uma gestão forte, por isso faz uso da ferramenta BSC – Balaced ScoreCard -, desde 2003, com a consultoria voluntária da empresa Symnetics, de São Paulo. Essa aprendizagem tem contribuído para o fortalecimento de uma cultura interna de monitoramento de resultados. O mapa estratégico do BSC permite que as estratégias de gestão sejam facilmente visualizadas.

Em 2012 a ONG Parceiros Voluntários ve a necessidade de profissionalizar a gestão e dar sustentabilidade à organização para proporcionar as condições de ampliação de seu atendimento. Para isto, realiza um trabalho de melhoria de seus processos e foco em gestão de projetos com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Gerencial – INDG, empresa liderada pelo Porf. Vicente Falconi, destinada ao desenvolvimento e difusão de métodos e técnicas de gerenciamento voltadas a obtenção de resultados.

Toda organização, tanto empresas quanto organizações sociais, ou a própria administração pública, tem de estabelecer Metas, Indicadores e Planos de Ação. É necessário dispor de instrumentos que mostrem que a organização está no caminho certo. Também no Terceiro Setor a profissionalização é imprescindível. Deve-se manter o IDEALISMO, porém somar-se a este o PROFISSIONALISMO.

Se você ou sua empresa tem interesse em realizar trabalhos voluntários na área de gestão, administração de OSC – Organizações Sociais conveniadas à Parceiros Voluntários, entre em contato com a Unidade de sua cidade e informe-se.

Números da Parceiros Voluntários no Rio Grande do Sul

Nº de Participantes no Voluntariado Acumulado 2011

Voluntários Mobilizados 388.865

Escolas Mobilizadas 2.004

Empresas Mobilizadas 2.522

Organizações da Sociedade Civil Conveniadas 2.835

Municípios Mobilizados 83

Beneficiados (em torno de) 1.556.000

Perfil da ONG Parceiros Voluntários

O trabalho da ONG Parceiros Voluntários se ampara na visão de que a articulação sinérgica entre governos, empresas, mercados e sociedade civil organizada é indispensável para fortalecer o Capital Social das comunidades e transformar as economias e estruturas produtivas.

Com a bandeira Emoção com Resultados, desenvolve Programas dedicados a escolas, a empresas e a organizações da sociedade civil. No cumprimento da Missão de potencializar o desenvolvimento humano, mobiliza, articula e forma pessoas, instituições e redes.

Criada no Rio Grande do Sul pelo idealismo de Maria Elena Pereira Johannpeter, tornou-se referência fundamental no desenvolvimento da cultura do voluntariado no Brasil e em tecnologias sociais dedicadas a levar sustentabilidade, gestão qualificada e princípios de transparência e prestação de contas ao Terceiro Setor.

A teia social construída ao longo de 15 anos de atividades (fundada em 1997) está beneficiando 1,5 milhão de pessoas por meio da atitude solidária de quase 400 mil voluntários que prestam serviços em 2.784 organizações sociais conveniadas às Unidades instaladas em 51cidades gaúchas. Os dados do Relatório Anual de 2011, indicam 2 mil escolas e 2,5 mil empresas mobilizadas.

Há mais de dez anos, a Parceiros Voluntários criou a ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, maior movimento de voluntariado jovem do Brasil. Milhares de estudantes da rede escolar pública e privada do Rio Grande do Sul se dedicam a buscar soluções para problemas de suas comunidades em três trilhas: Educação para a Paz, Meio Ambiente e Cultura.

Desde 2001, celebra o valor do trabalho voluntário organizado com o Prêmio Parceiros Voluntários e realiza o Seminário Internacional PARE PENSE, que reúne expoentes para refletir sobre o Desenvolvimento do Ser Humano no Século 21. Na última edição, em 2012, o tema foi Capital Social como Base para a Construção do Capital Econômico e do Desenvolvimento Regional.

Especialista em capacitação

O lema Idealismo com Profissionalismo - desde 2003 utiliza a ferramenta BSC (BalanceScorecard)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com