TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sociologia

Dissertações: Trabalho De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

A Construção do Estado de Israel (1948)

1.1) Condições políticas e ideológicas que levaram a formação do Estado de Israel .................................................................... pág. 3

1.2) O desenvolvimento econômico de Israel: agricultura, técnologia bélica (armas), e turismo ...................................................... pág. 4

1.3) Quais os motivos das constantes guerras no Oriente Médio. ............................................................................................... pág.5

1.4) Porque não existe o Estado Palestino? ...................... pág. 6

1- A Construção do Estado de Israel (1948)

1.1) Condições políticas e ideológicas que levaram a formação do Estado de Israel

Após o nascimento do sionismo político, em 1897, que é um movimento político que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado Judaico, e da Declaração de Balfour, a Liga das Nações concedeu ao Reino Unido o Mandato Britânico da Palestina após a Primeira Guerra Mundial. O movimento sionista se desenvolveu a partir da segunda metade do século XIX. O Mandato Britânico de Palestina, foi um território no Médio Oriente que até à Primeira Guerra Mundial era dominado pelo Império Otomano. o Mandato entrou em vigor em 1922 e expirou em Maio de 1948, com a fundação de Israel.

A guerra árabe-israelense de 1948, geralmente conhecida pelos israelenses como Guerra da Independência , foi a primeira de uma série de guerras, entre o Estado de Israel e seus vizinhos estados árabes, a partir da declaração de independência de Israel. A guerra foi declarada pelos estados árabes, que haviam rejeitado o Plano da ONU de Partição da Palestina segundo o qual seria criado um estado árabe e um estado judeu na Palestina. A guerra teve início em 15 de maio de 1948, com o fim do Mandato Britânico na Palestina, quando já estava em curso uma guerra civil na Palestina, desde 1947.

Em 14 de maio de 1948, termina oficialmente o mandato britânico sobre a Palestina. Já numa fase adiantada da guerra, David Ben-Gurion declara a Independência do Estado de Israel, com o reconhecimento imediato da União Soviética e dos Estados Unidos. A guerra de 1948-1949 foi vencida pelos israelenses, que ampliaram o seu domínio.

1.2) O desenvolvimento econômico de Israel: agricultura, técnologia bélica (armas), e turismo.

Apesar dos limitados recursos naturais, da insuficiência de água, o intensivo desenvolvimento da agricultura, fez com que Israel se tornasse amplamente auto-suficiente na produção de alimentos, além de grãos e carne. O segredo do sucesso agrícola de Israel está na interação entre agricultores e pesquisadores, que cooperam para o desenvolvimento e aplicação de métodos sofisticados em todos os ramos da agricultura, assim como de avanços tecnológicos, como novas técnicas de irrigação. A agricultura se baseia na produção de batata, tomate, trigo, maçã, frutas cítricas, melão etc.

Por causa de sua situação geopolítica, Israel acabou por desenvolver sua indústria bélica, onde se sobressaem as sub-metralhadoras e fuzis. A fabricação de armamentos e a tecnologia militar e segurança se transformaram, há vários anos, na principal atividade econômica do país e no principal produto de suas exportações. A maioria da população israelita vive da industria armamentista.

O turismo, especialmente do turismo religioso, é outra importante fonte de renda em Israel, com um clima temperado, praias, sítios arqueológicos e históricos, modernas instalações de recreação no Mediterrâneo, Mar Morto e Mar Vermelho, além da única geografia do país que atrai milhões de turistas todos os anos. Problemas de segurança de Israel afetam a indústria do turismo, mas o número de turistas continua em alta. Em 2008, mais de 3 milhões de turistas visitaram Israel.

1.3) Quais os motivos das constantes guerras no Oriente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com