TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sociologia

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Nasceu em 1.858 David Émile Durkheim, em Épinal, região de Lorena na França. Ele consolidou a Sociologia como ciência empírica e se tornou o primeiro professor universitário de Sociologia em sua primeira aula falou sobre a solidariedade social. Viveu durante épocas conturbadas como por guerras. Durkheim conseguiu através de seus feitos se tornar mais notável sociólogo Francês, após Comte ter criado a Sociologia de fato.

Via na ciência social uma expressão da consciência racional das sociedades modernas. Durkheim recebeu grandes influências como Kant, mas delas tirou suas próprias conclusões, aplicando a sua doutrina em suas aulas. Levando em consideração a ciência lógica do método positivo apoiado na observação, indução e experimentação.

A vida de durkheim foi marcada pela disputa franco-alemã em 1871. Isto acarretou a perda de parte de sua terra natal tornando se uma cidade fronteiriça e viu na Primeira Guerra Mundial muitos de seus discípulos não retornarem dela. Com isto Durkheim dizia que o ambiente havia se tornado um "vazio da III República". Este vazio corresponde à ausência do ensino de religião na escola pública na tentativa de preencher com pregação patriótica a instrução moral e cívica. Ele pretendia contornar a questão social e eliminar a luta de classes, fantasmas do industrialismo.

Principais aspectos da teoria sociológica de Durkheim :

• Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais;

• A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais;

• As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;

• A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura);

• Divisão do trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.

Principais obras:

- A divisão do trabalho social (1893)

- As regras do método sociológico (1895)

- O suicídio (1897)

- A educação moral (1902)

- As formas elementares da vida religiosa (1912)

- Lições de Sociologia (1912)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com