TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sociologia

Dissertações: Trabalho De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Sociologia

Nome :___________________________________ Data___/___/___

Professor: _______________ Turma: _________

01_ Caracterize os Estados nacionais do século XX.

A. O Estado Fascista.

B. O Estado Soviético.

C. O Estado do bem-estar social.

D. A ponte as diferenças entre essas três formas de Estado.

02_ O que foi Estado Neoliberal ?

03_ Quais as diferenças e semelhanças entre o Estado Liberal e Neoliberal ?

Resolução

01. A. O Estado Fascista foi organizado nas décadas de 1920 e 1930, primeiro na Itália e depois Alemanha (com o nazismo) e em vários países europeus, com pequenas diferenças. É considerado um regime de direita e suas características básicas são: o totalitarismo, o nacionalismo, o idealismo e o militarismo.

B. O Estado soviético decorreu da primeira experiência socialista, iniciada em 1917, na Rússia. Por meio dela procurava-se fazer frente às condições precárias de vida das classes trabalhadoras.

C. O Estado de Bem-Estar Social é também chamado de Estado Providência e Estado Social. Foi o modelo predominante nos países ocidentais na segunda metade do século XX defendendo o desenvolvimento do mercado, porém acompanhado de políticas públicas e da interferência do Estado na economia para corrigir os erros e proteger a população.

D.

02_ Na primeira metade do século XX, significou a doutrina proposta por economistas franceses, alemães e norte-americanos voltada para a adaptação dos princípios do liberalismo clássico às exigências de um Estado regulador e assistencialista partir da década de 1970, passou a significar a doutrina econômica que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia.

03_O liberalismo é uma doutrina econômica liberal surgida no século XVIII que se estendeu até 1929 e como principais princípios a liberdade individual, o direito a propriedade privada e o respeito à livre iniciativa e à livre concorrência.

O neoliberalimo (novo liberalismo) é do século XX, por volta de 1970 o modelo do Keynesiano começa a dar lugar as antigas ideias do liberalismo. O objetivo principal do Neoliberalismo era promover o aumento da circulação de mercadoria no mundo, e os princípios básicos são Estado mínimo, o Estado deve interferir o mínimo possível na economia, de preferência como regulador;

políticas de privatizações;

abertura econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com