TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sociologia

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Um exemplo de fato social dentro das empresas são os eventos corporativos, seja em pequena ou grande escala. A principio tem como objetivo a confraternização entre os colaboradores para reforçar o vinculo entre estes e também descontrair o ambiente de trabalho. Apesar de não serem obrigatórias, caso alguém prefira não participar, passa a ser mal visto pela empresa, sendo indiretamente excluído do grupo. Isto se aplica a pequenos eventos como amigos-secretos, festas de fim de ano, aniversários, até grandes eventos em grandes empresas, como convenções anuais, lançamento de produtos e metas entre outros. A partir disto, torna-se uma questão de “bom tom” estar presente aos eventos, mesmo contra a vontade.

Algumas empresas planejam estes eventos conforme o passar dos dias, outras, porém, já estipulam estas datas em seu regimento interno, possuindo um calendário anual com a programação destes eventos.

Um exemplo claro disso, são as festas de final de ano que acontece em grande parte das organizações. São programados, em algumas, dias inteiros de atividades, que podem incluir amigo-secreto, almoços e até mesmo gincanas. Geralmente são escolhidos finais de semana para isso, ou horários que não seja o de funcionamento da empresa. Caso alguém não esteja com vontade de participar, poderá se sentir constrangido em recusar, sendo até mesmo mal visto pelo chefe e por seus colegas também. Assim, o funcionário se torna “obrigado” a estar presente a um evento, muitas vezes deixando de ter um dia de descanso que é o seu direito, por uma indireta imposição da empresa.

Em outros casos, até mesmo nessas empresas de pequeno porte, os eventos são realizados com objetivo de integrar departamentos que não tem contato no dia a dia, dando oportunidade de estreitar as relações entre os colaboradores, gratificar os funcionários com melhor desempenho e também passar melhores técnicas de trabalho a serem usadas por estes. Assim, além de promover esta integração, resulta em funcionários mais motivados e comprometidos com o rendimento da empresa.

Já em grandes empresas, os encontros passaram de pequenas confraternizações, a grandes eventos de marketing. Como mostra nas reportagens, no Brasil houve um grande crescimento em eventos corporativos, seja com foco no cliente, seja no publico interno ou até mesmo a divulgação de objetivos, metas e novos produtos da empresa. Sendo assim, as questões de negócios são levadas para grandes convenções, onde além de discutirem os assuntos, são recebidos em bons hotéis com comidas, bebidas, e grandes festas, tudo por conta da empresa. Tornando assim, o “encontro de negócios” mais agradável, sem ter aquela pressão de ser uma reunião estressante, onde o chefe ou gerente irá apresentar relatórios.

Mesmo que durante o dia seja assim o encontro, todos estarão motivados e ansiosos esperando o evento descontraído que ocorrerá a noite. Festas de lançamentos de produtos dão lugares a grandes shows, simples festas de final de ano a festas temáticas e requintadas. A cada ano uma novidade é apresentada.

Dessa maneira torna-se mais fácil de passar os objetivos e metas da empresa, encontrando funcionários mais receptivos, relaxados e gratos por todas essas regalias oferecidas. E os resultados mostram que todo o gasto envolvido nessas grandes eventos são compensados pelos lucros obtidos ao decorrer do período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com