TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Do Pedagogo

Casos: Trabalho Do Pedagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

PRISCILA DE OLIVEIRA ASSIS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Ubá

2012

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.

Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.

Tutora eletrônica: Michele Caroline Delefrati Barriviera

Tutor(a) de sala: Maria de Fátima de OLiveira Almeida

Ubá

2012

1. Introdução:

Acerca do papel de educador e seu contexto de trabalho, surgiram a partir da década de 1990, muitos trabalhos acadêmicos voltados para a maneira como os professores vivenciam os processos de formação e construção destes conhecimento (PASSEGGI, CLEMENTINO e VICENTINI, 2011).

O papel do professor é fundamental neste processo de utilização dos métodos tradicional ou histórico crítico, podendo definir o sucesso ou o fracasso do aluno no caminhar da sua escolarização, desenvolvemos este trabalho, buscando por respostas que pudessem nos levar a compreender os métodos e como as ações deste profissional e da escola podem influenciar no processo da escolarização dos estudantes.

Ao longo da história, foram desenvolvidas várias modalidades de processos e métodos de formação de professores, e a partir destes, o presente trabalho tem por finalidade a abordagem dos métodos de ensino tradicional e histórico critico, utilizando-se de levantamento bibliográfico relacionado ao assunto levando assim ao desenvolvimento de conceitos acerca do tema proposto. Citam-se os métodos, a aplicação destes na historia da educação, suas diferenças e peculiaridades, o papel da escola e do professor (educador) neste contexto assim como o que tem ocasionado tais mudanças no decorrer da história.

2.Desenvolvimento

A atuação da escola nos processos educativos hoje, consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade.

O compromisso da escola é com a cultura geral e fundamentação de conteúdos, os problemas sociais cabem a sociedade .

O papel do professor é o de planejar, selecionar e organizar os conteúdos, programar tarefas, criar condições de estudo dentro da classe, incentivar os alunos, ou seja, o professor dirige as atividades de aprendizagem dos alunos a fim de que estes se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem .

Não há ensino verdadeiro se os alunos não desenvolvem suas capacidades e habilidades mentais, se não assimilam pessoal e ativamente os conhecimentos ou se não dão conta de aplicá-los, seja nos exercícios e verificações feitos em classe, seja na prática da vida.

Afim de compreender os conceitos propostos anteriormente, abaixo seguem-se algumas proposições nas quais se fundamentam os métodos abordados neste trabalho.

2.2 Método tradicional

Esta metodologia sustenta-se na predominância da autoridade do professor e receptividade dos alunos, baseando-se na exposição verbal ou demonstração da matéria em sala de aula.

Os programas devem ser dados numa progressão lógica, sem levar em conta as características próprias de cada idade, a transferência da aprendizagem depende do treino; é indispensável à retenção, a fim de que o aluno possa responder às situações novas de forma semelhante às respostas dadas em situações anteriores.

A ênfase nos exercícios, na repetição de conceitos ou fórmulas e na memorização visa disciplinar a mente e formar hábitos de aprendizagem, a aprendizagem é receptiva e mecânica utilizando-se muitas vezes a coação. A retenção do material ensinado é garantida pela repetição de exercícios sistemáticos e recapitulação da matéria.

A avaliação se dá por verificações de curto e longo prazo: argüição, tarefa de casa, provas escritas, trabalhos de casa.

Saviani (1991) elabora uma síntese interessante sobre essa estrutura do método tradicional,que vale ser lembrada:

Eis, pois, a estrutura do método; na lição seguinte começa-se corrigindo os exercícios, porque essa correção é o passo da preparação. Se os alunos fizerem corretamente os exercícios, eles assimilaram o conhecimento anterior, então eu posso passar para o novo. Se eles não fizeram corretamente, então eu preciso dar novos exercícios, é preciso que a aprendizagem se prolongue um pouco mais, que o ensino atente para as razões dessa demora, de tal modo que, finalmente, aquele conhecimento anterior seja de fato assimilado, o que será a condição para se passar para um novo conhecimento. (Saviani, 1991. p.56)

O aluno tem seu desenvolvimento gradativamente, o uso prioritário dos livros como material de trabalho, a preocupação de que o conteúdo didático seja dado em vez de o aprendizado ser a prioridade. Mantendo uma postura conservadora e que acaba por deixar o aluno frustrado, desencorajado, pela falta de dinamismo e opções e diferenciais na maneira de ensinar em sala de aula, nos recursos utilizados tornando as aulas monótonas e desestimulantes.

1. Método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com